- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministro da Defesa italiano afirma que a OTAN 'precisa mudar' e 'interagir com o Sul Global'

© Aurelien MorissardO ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, chega para discutir o apoio à Ucrânia e à defesa europeia em Paris, 12 de março de 2025
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto, chega para discutir o apoio à Ucrânia e à defesa europeia em Paris, 12 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2025
Nos siga no
O empresário e político de longa data Guido Crosetto fez essas declarações em uma conferência em Pádua, segundo a agência de notícias italiana ANSA.

"Antes, os Estados Unidos e a Europa eram o centro do mundo; agora, há todos os restantes com os quais precisamos construir um relacionamento. [...] Muitas vezes falamos como se estivéssemos vivendo 30 anos atrás, mas tudo mudou", disse o ministro italiano, dias antes da reunião dos Estados-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Haia.

A esse respeito, o representante do governo de Giorgia Meloni alertou que "se a OTAN foi criada para garantir a paz e a defesa mútua, deve se tornar uma organização que assume esse papel a nível global – interagindo com o Sul Global, do Brasil à Índia — e, assim, se tornar algo profundamente diferente — ou não alcançaremos o objetivo de segurança dentro de regras que se apliquem a todos".
Soldados lituanos participam de cerimônia de hasteamento da bandeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte
(OTAN) em Vilnius. Lituânia, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.06.2025
Operação militar especial russa
Membros da OTAN não aceitarão a Ucrânia na Aliança por medo de guerra com a Rússia, diz professor
Crosetto também afirmou que tanto o continente europeu quanto as Nações Unidas não contam mais no cenário global.

"Falamos da Europa como se ela importasse; talvez em algum momento pudesse importar [...] se tivesse tido uma política externa ou de defesa", afirmou, acrescentando que o tempo da região "acabou" porque "o mundo mudou".

"A ONU conta tanto no mundo quanto a Europa: nada, menos que uma seleção nacional, menos que a China, menos que a Índia ou menos que Israel", concluiu.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала