- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Preço do petróleo dispara com risco de retaliação do Irã contra EUA

© AP Photo / LM OteroPlataformas de petróleo cercadas pela neblina no golfo do México, Texas, em 16 de setembro de 2023.
Plataformas de petróleo cercadas pela neblina no golfo do México, Texas, em 16 de setembro de 2023. - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2025
Nos siga no
O medo de que falte petróleo e gás após os ataques dos EUA contra instalações nucleares no Irã, um dos principais fornecedores desse combustível na região, fez o preço do petróleo disparar.
A cotação subiu 5,7% nesta segunda-feira (23) na abertura dos negócios, tendo o preço chegado a US$ 81,40 por barril.
Os ataques foram anunciados neste sábado (21) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra três instalações nucleares iranianas, ameaçando ainda com novas ações militares. Teerã afirmou que o direito internacional lhe permite se defender dos ataques estadunidenses.
As taxas de frete e os preços previstos para os próximos meses já haviam aumentado na semana passada, depois que Israel atacou o Irã. O Oriente Médio responde por cerca de um terço da produção mundial de petróleo.
Embarcações da Marinha dos EUA no estreito de Ormuz - Sputnik Brasil, 1920, 22.06.2025
Panorama internacional
Parlamento do Irã aprova fechamento do estreito de Ormuz, rota de 20% do petróleo global

Fechamento do estreito de Ormuz pode disparar ainda mais preço do petróleo

O parlamento iraniano aprovou o fechamento do estreito de Ormuz, por onde passa cerca de um quinto da produção mundial de petróleo. A medida só pode ser implementada com a aprovação explícita do líder supremo, aiatolá Ali Khamenei.
EUA não descartam ação militar para proteger a navegação no Estreito de Ormuz
A decisão é uma resposta ao ataque norte-americano perpetrado na noite de sábado (21) contra três instalações nucleares iranianas, entre elas a usina de Fordow, crucial para o programa nuclear iraniano.
Nos últimos meses, a Opep tem aumentado a produção de petróleo aos poucos para tentar recuperar espaço no mercado. Os países da Opep+ ainda têm uma boa margem para extrair mais petróleo rapidamente, se acharem necessário e assim minimizar uma possível crise.
O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, disse em entrevista à CBS neste domingo que não descarta uma nova ação militar dos EUA se o Irã fechar o estreito.
"Não vou descartar qualquer ação do presidente [Donald Trump]. Não é algo que estejamos dispostos a discutir como um cenário iminente, mas se o Irã decidir fechar o estreito, os primeiros a se indignar seriam os chineses, eles dependem do petróleo que passa por lá", disse Rubio.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала