- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Suprema Corte dos EUA aprova deportação de imigrantes para outros países sem garantias de segurança

© AP Photo / Mariam ZuhaibManifestantes em apoio a imigrantes afegãos durante coletiva de imprensa sobre imigração no Capitólio. Washington, D.C., EUA, 16 de novembro de 2022
Manifestantes em apoio a imigrantes afegãos durante coletiva de imprensa sobre imigração no Capitólio. Washington, D.C., EUA, 16 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.06.2025
Nos siga no
A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta segunda-feira (23) que o governo do presidente Donald Trump volte a deportar imigrantes para qualquer país. A decisão derrubou uma liminar, de abril, que exigia a garantia de proteção dessas pessoas. Ainda tramita na Justiça uma ação coletiva sobre o caso.
A ordem judicial emitida pela Corte Distrital de Boston determinava que o governo garantisse aos deportados sua segurança ao país de destino, especialmente em casos de envio para nações consideradas instáveis, como o Sudão do Sul.
Imigrantes são levados sob custódia por autoridades em Eagle Pass, na fronteira entre o Texas e o México, EUA, 3 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2025
Panorama internacional
EUA realizam primeiro voo de imigrantes que aderiram a programa de autodeportação
Até a emissão da liminar, o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) havia acelerado desde fevereiro a deportação de estrangeiros condenados nos EUA para locais sem relação direta com os migrantes.
Organizações de defesa dos direitos humanos e de imigrantes entraram com ação judicial, em oposição ao que classificam como violação do direito ao devido processo legal.
A Casa Branca recorreu à Suprema Corte, que acatou o pedido logo depois de ter autorizado, em maio, o fim de programas humanitários que permitiam a permanência temporária de milhares de migrantes.

Protestos contra deportações

Milhares de pessoas saíram às ruas de Los Angeles e outras cidades norte-americanas há duas semanas para protestar contra as operações conduzidas pelo Serviço de Imigração e Controle de Alfândega (ICE, na sigla em inglês), especialmente na Califórnia — estado de importância econômica e cultural central para os EUA, sustentado há décadas por comunidades migrantes.
As manifestações levaram o governo do presidente Donald Trump a ordenar o envio de 4 mil integrantes da Guarda Nacional e centenas de fuzileiros navais. Autoridades da Califórnia classificaram as medidas como excessivas e até ilegais.
Na semana passada, os serviços de imigração e controle de alfândega receberam ordens para limitar batidas e prisões após os protestos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала