- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Gripe aviária: 17 países retiram restrições de exportação à carne de aves brasileira

© Jonas de Oliveira/ANPR/Fotos PúblicasGranja (imagem de referência)
Granja (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2025
Nos siga no
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou, nesta terça-feira (24), que 17 países retiraram as restrições de exportação à carne de frango brasileira após o tratamento de um foco de gripe aviária identificado no sul do país.
Neste momento, segundo a pasta, o comércio do produto está normalizado com: Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã.
O foco da gripe aviária, ou Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), foi identificado em Montenegro (RS) em 15 de maio. Na semana passada, o ministério decretou o fim do estado de emergência zoossanitária no município gaúcho.
As exportações de carne de aves do Brasil seguem suspensas para: Albânia, Argentina, Canadá, Chile, China, Filipinas, Índia, Macedônia do Norte, Malásia, Mauritânia, Paquistão, Peru, Timor-Leste, União Europeia e Uruguai.
Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), em coletiva de imprensa, em 4 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2025
Notícias do Brasil
Fávaro diz que Brasil controla gripe aviária e negocia fim de embargos (VÍDEO)
Os países que mantêm suspensão apenas ao estado do Rio Grande do Sul são: África do Sul, Angola, Arábia Saudita, Armênia, Bahrein, Belarus, Cazaquistão, Coreia do Sul, Cuba, Kuwait, México, Namíbia, Omã, Quirguistão, Reino Unido, Rússia, Tajiquistão, Turquia e Ucrânia. Suspensão limitada a Montenegro: Catar, Emirados Árabes Unidos e Jordânia.
Hong Kong, Maurício, Nova Caledônia, São Cristóvão e Névis, Cingapura, Suriname e Uzbequistão têm suspensão limitada à zona.

"Com o encerramento do período de vazio sanitário e sem novas ocorrências, o Brasil concluiu todas as ações sanitárias exigidas e informou a OMSA [Organização Mundial da Saúde Animal], recuperando novamente o status de livre da doença", afirmou a Agricultura.

O ministério informou que permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando informações técnicas necessárias sobre o caso. "As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала