DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Supertelescópio James Webb captura imagem de planeta fora do Sistema Solar pela 1ª vez

© Foto / Reprodução / Redes sociaisSupertelescópio James Webb faz primeira descoberta de exoplaneta
Supertelescópio James Webb faz primeira descoberta de exoplaneta - Sputnik Brasil, 1920, 26.06.2025
Nos siga no
O supertelescópio espacial James Webb descobriu pela primeira vez um planeta fora do nosso Sistema Solar ou exoplaneta. É também o menor já captado por imagens.
O estudo foi publicado em um artigo na revista Nature nesta quarta-feira (25) liderado por cientistas franceses do Observatório de Paris.
Observatório espacial mais poderoso já construído, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA), o James Webb permite capturar imagens de planetas com massas semelhantes às do Sistema Solar e localizou o corpo celeste em um disco repleto de rochas e poeira ao redor da estrela jovem.
Nomeado de TWA 7b, o planeta aparece cercado por detritos espaciais onde futuros planetas ainda estão se formando.
Como orbita uma estrela, a captura de sua imagem fica ainda mais difícil, segundo os pesquisadores, porque o brilho de uma estrela ofusca a luz desses astros.
O registro foi possível porque bloqueou o brilho da estrela por meio de uma tecnologia chamada coronógrafo, inspirada no fenômeno natural do eclipse solar, que oculta estrelas a fim de observar melhor os corpos que as rodeiam, a partir de imagens de alto contraste. Depois, a luz remanescente dos astros é retirada por meio de processamento avançado da imagem.
A Lua brilha sobre antenas de rádio na instalação de suporte de operações de um dos maiores projetos de astronomia do mundo, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no deserto do Atacama, no norte do Chile, 26 de setembro de 2012 - Sputnik Brasil, 1920, 18.08.2024
Ciência e sociedade
Brasil vai integrar projeto de supertelescópio para varredura do céu do Hemisfério Sul
Ainda segundo a pesquisa, o planeta é dez vezes mais leve do que outros mundos já fotografados antes, com massa parecida com a de Saturno e peso 30% do de Júpiter, o maior planeta do nosso Sistema Solar.
A expectativa é que o James Webb consiga fotografar mundos com apenas 10% da massa de Júpiter e planetas rochosos com condições para abrigar vida.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала