- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Irã invoca ONU e AIEA a serem mais responsáveis com países agressores

© AP Photo / Gabinete da Presidência IranianaMasoud Pezeshkian fala com oficiais da Marinha em Teerã. Irã, 17 de maio de 2025
Masoud Pezeshkian fala com oficiais da Marinha em Teerã. Irã, 17 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Nos siga no
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, pediu ao Conselho de Segurança da ONU e à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que sejam mais responsáveis com os agressores e "belicistas".
O presidente do Irã agradeceu a todos os países que condenaram as ações de Israel. De acordo com sua avaliação, a Cúpula da União Econômica Eurasiática "oferece uma grande oportunidade para transmitir ao mundo inteiro" a posição coletiva dos países que se opõem à agressão no Oriente Médio.
"Política de apaziguamento em relação às violações sistemáticas dos direitos humanos por parte de Israel" deve ser rejeitada, concluiu Pezeshkian.
Um grande número de civis iranianos foi morto e ferido em ataques israelenses contra a República Islâmica, acrescentou presidente do Irã. A resposta do Irã à agressão israelense poupou os países do Oriente Médio a um conflito maior, disse ele.
O Ministério da Saúde do Irã disse em 25 de junho que pelo menos 627 moradores iranianos foram mortos e mais de 4.870 ficaram feridos em ataques israelenses desde 13 de junho.
A situação no Oriente Médio se agravou no dia 13 de junho, quando Israel lançou uma operação em larga escala contra o Irã, acusando-o de implementar um programa nuclear militar secreto. Teerã retaliou lançando a Operação Promessa Verdadeira 3, atingindo alvos militares dentro de Israel.
No dia 22 de junho, os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordow e Isfahan, juntando-se à campanha de Israel contra o Irã. O presidente dos EUA, Donald Trump, disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала