- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Armênia: pelo menos 14 apoiadores de arcebispo são detidos por 'obstrução de Justiça'

© SputnikO primaz da Diocese de Shirak, arcebispo Mikael Adzhapakhyan viaja para Yerevan, em 27 de junho de 2025
O primaz da Diocese de Shirak, arcebispo Mikael Adzhapakhyan viaja para Yerevan, em 27 de junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Nos siga no
O defensor de direitos humanos e advogado Ruben Melikyan informou à Sputnik que 14 pessoas foram detidas nesta sexta-feira (27), em frente ao prédio do Comitê de Investigação da Armênia, por manifestarem apoio ao arcebispo Mikael Adzhapakhyan.

"No momento, há oito pessoas detidas em uma delegacia e seis em outra, totalizando 14 pessoas. Não temos informações sobre uma terceira delegacia. As detenções estão sendo feitas de forma completamente injustificada, com base em um artigo do Código Penal", declarou Melikyan.

O advogado esclareceu ainda que as detenções ocorreram por "obstrução de Justiça", sem que houvesse verificação da presença dos detidos no local ou não.
"É mais um caso em que a lei é aplicada ao bel-prazer de uma única pessoa. A Armênia destruiu por completo os instrumentos de um Estado de Direito. Muitos dos que estão aqui hoje nem sequer estiveram em Etchmiadzin [catedral armênia], mas foram detidos por seis horas — e é muito provável que a detenção seja estendida para até 72 horas", prosseguiu.
Mais cedo, agentes do Serviço de Segurança Nacional da Armênia foram até a residência paroquial em Etchmiadzin para prender o arcebispo Mikael Adzhapakhyan, mas encontraram resistência por parte de fiéis e sacerdotes.
Na sequência, o arcebispo, que havia prometido se apresentar ao Comitê de Investigação, deixou o local. O governo armênio o acusa de tentativa de golpe, mas o religioso afirmou que as acusações são forjadas.
O arcebispo Bagrat Galstanyan na praça da República, em Yerevan, no Dia da Memória das Vítimas do Genocídio Armênio na Turquia Otomana - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2025
Panorama internacional
Perseguição na Armênia ganha novos capítulos com prisão de arcebispo: 'Governo está encurralado'
A instituição declarou que sacerdotes e fiéis permanecerão diante dos prédios do Comitê de Investigação e do tribunal em apoio ao arcebispo.

"O clero, junto aos fiéis, estará diante dos prédios do Comitê de Investigação e do tribunal, em apoio ao arcebispo Mikael Adzhapakhyan. Esperamos uma decisão justa […]."

As tensões entre o governo da Armênia e a Igreja Ortodoxa se intensificaram após o primeiro-ministro Nikol Pashinyan, no fim de maio, publicar nas redes sociais mensagens ofensivas contra a instituição, inclusive com palavrões.
Depois disso, o premiê sugeriu alterar o processo de eleição na igreja, conferindo ao Estado um papel decisivo. O empresário e filantropo Samvel Karapetyan, que saiu em defesa da igreja, foi preso, o que gerou indignação entre muitos membros da diáspora armênia ao redor do mundo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала