- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Irã é um 'país destruído', sem futuro e com economia 'horrível', dispara Trump

© Foto / Reprodução / Redes sociaisO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em pronunciamento à nação após o ataque contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, no Irã, em julho de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em pronunciamento à nação após o ataque contra as instalações nucleares de Fordow, Natanz e Isfahan, no Irã, em julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Nos siga no
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (27) que o Irã é uma nação devastada, sem futuro, com uma economia em colapso e um exército severamente enfraquecido.

"Eles estão sempre tão irritados, hostis e infelizes, e vejam o que isso lhes trouxe: um país destruído, sem futuro, um exército dizimado, uma economia horrível e morte por toda parte. Eles não têm esperança, e a situação só vai piorar", disparou Trump no Truth Social.

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, à direita, fala enquanto o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad ouve durante uma reunião em Brasília, 23 de novembro de 2009 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2025
Panorama internacional
Brasil e Irã devem dialogar como potências regionais e ignorar pressões do Ocidente, diz analista

Entrada dos EUA no conflito entre Israel e Irã

Depois de mais de uma semana de ataques mútuos entre Irã e Israel, os Estados Unidos anunciaram a entrada no conflito no último sábado (21), quando houve bombardeios contra estruturas do programa nuclear iraniano. A situação recebeu críticas de países como Brasil, Rússia e China, que ressaltaram o possível acirramento da crise no Oriente Médio.
Como reflexo do ataque, o parlamento do Irã aprovou o fechamento do estreito de Ormuz via marítima, localizado entre Irã e Omã, e que conecta o golfo Pérsico ao golfo de Omã e ao mar Arábico, por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo do mundo.
O Irã também lançou vários mísseis contra bases militares norte-americanas no Oriente Médio, incluindo a estrutura de Al-Udeid, no Catar, considerada a maior do país na região. Contudo, Trump agradeceu ao Irã por ter avisado com antecedência que faria o ataque, o que "possibilitou que nenhuma vida fosse perdida e ninguém se ferisse".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала