Rússia atinge aeródromo militar ucraniano com mísseis Kinzhal e liberta povoado na região de Carcóvia
06:29 27.06.2025 (atualizado: 07:39 27.06.2025)
© Sputnik / Ilia Pitalev / Acessar o banco de imagensO caça russo MiG-31 equipado com mísseis balísticos Kinzhal

© Sputnik / Ilia Pitalev
/ Nos siga no
Militares russos lançaram um ataque combinado na noite de sexta-feira (27), incluindo com mísseis hipersônicos Kinzhal, contra um aeródromo militar ucraniano, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Durante a última semana, na área de operações do agrupamento de tropas russas Sever (Norte), Kiev perdeu mais de 1.355 militares, 16 veículos blindados de combate, 45 carros, 39 peças de artilharia de campanha, duas estações de guerra eletrônica, dez depósitos de munições e meios materiais.
De 21 a 27 de junho, as Forças Armadas da Rússia efetuaram seis ataques combinados com uso de armas de alta precisão e drones, na sequência dos quais foram atingidas empresas do complexo militar-industrial da Ucrânia, instalações de infraestrutura portuária, energética e de combustível que sustentavam o Exército ucraniano, estações de radar de defesa aérea, estoques de munições e combustível, depósitos de armas, oficinas de produção, armazenamento e lançamento de drones, bem como aeródromos militares.
O agrupamento de tropas russas Yug (Sul) eliminou no decorrer da semana 1.190 efetivos ucranianos, um tanque, cinco blindados de combate, 15 unidades de artilharia e ainda 15 depósitos de munições e meios materiais, detalha o ministério.
Segundo o comunicado, unidades do agrupamento russo Tsentr (Centro) nesta semana continuaram a ofensiva na República Popular de Donetsk (RPD) e região de Dnepropetrovsk. O Exército de Kiev perdeu na área 3.295 combatentes, um tanque, 29 blindados de combate, 23 unidades de artilharia de campanha e 42 carros.
💐💥🇷🇺 Outro buquê para tropas ucranianas: Rússia lança drones Geran (Gerânio) contra ponto de instalação temporário da Ucrânia na RPD pic.twitter.com/U4gSlkkmPH
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) June 27, 2025
Já os meios russos de defesa antiaérea eliminaram de 21 a 27 de junho 32 bombas aéreas guiadas JDAM, dois projéteis do sistema Himars e 1.221 drones ucranianos de asa fixa, informa a entidade militar.
Unidades do agrupamento de tropas russas Zapad (Oeste) libertaram durante a semana dois povoados na região de Carcóvia, com o Exército ucraniano perdendo neste setor mais de 1.410 soldados, dois tanques e oito veículos blindados de combate.
Por sua vez, o agrupamento Vostok durante a semana avançou para a profundidade na defesa do adversário, tendo as forças ucranianas perdido na zona de operações do grupo mais de 1.360 militares, dois tanques, 12 veículos blindados de combate, 15 peças de artilharia de campanha e três estações de guerra eletrônica.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos das tropas ucranianas:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
65.806 veículos aéreos não tripulados;
612 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.059 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.572 lançadores múltiplos de foguetes;
26.656 artilharias de campo e morteiros;
37.365 unidades de veículos motorizados especiais.