- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tropas russas libertam povoado de Novoukrainka na república de Donetsk, informa MD da Rússia

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitares russos do grupo de forças Centro disparam um obuseiro autopropulsado 2S7 Malka em direção a posições ucranianas no setor Avdeevka da linha de frente em meio à operação militar russa na Ucrânia, 31 de março de 2024
Militares russos do grupo de forças Centro disparam um obuseiro autopropulsado 2S7 Malka em direção a posições ucranianas no setor Avdeevka da linha de frente em meio à operação militar russa na Ucrânia, 31 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2025
Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia anunciaram a tomada do povoado de Novoukrainka, na República Popular de Donetsk (RPD), e relataram a eliminação de mais de 1.200 soldados ucranianos em várias frentes nas últimas 24 horas realizando ataques com mísseis Kinzhal e drones contra alvos estratégicos na Ucrânia.
As Forças Armadas russas assumiram o controle do povoado de Novoukrainka, na RPD, informou o Ministério da Defesa da Rússia neste domingo (29).
"Como resultado de ações decisivas, unidades do agrupamento de forças Tsentr [Centro] libertaram Novoukrainka na República Popular de Donetsk", afirmou o ministério em um comunicado.
Esta noite (28), as Forças Armadas russas realizaram um ataque massivo com armas aéreas, marítimas e terrestres de longo alcance e alta precisão, incluindo o sistema de mísseis hipersônicos aerobalísticos Kinzhal, bem como drones, contra instalações do complexo militar-industrial e refinarias de petróleo na Ucrânia, informou o Ministério da Defesa.
Ainda segundo o comunicado, o agrupamento de tropas russo Tsentr eliminou mais de 400 soldados ucranianos nas últimas 24 horas.

"As perdas inimigas totalizaram 400 militares, um veículo blindado de combate M113 de fabricação norte-americana, um veículo blindado de combate Kazak, 15 carros e quatro peças de artilharia de campanha", afirmou o ministério.

Militares ucranianos desembalam mísseis antitanque Javelin, entregues como parte da assistência de segurança dos Estados Unidos da América à Ucrânia, no aeroporto de Borispol, nos arredores de Kiev. Ucrânia, 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2025
Operação militar especial russa
Armas da Ucrânia acabam nas mãos de grupos criminosos na América Latina e África, diz diplomata
O agrupamento russo Zapad (Oeste) eliminou até 220 soldados, enquanto o grupo Sever (Norte) causou 190 baixas ao Exército adversário, segundo o ministério, acrescentando que o agrupamento Yug (Sul) eliminou até 160 militares ucranianos.
O agrupamento de tropas Vostok (Leste) eliminou até 185 militares ucranianos e destruiu quatro peças de artilharia de campanha. Na zona de atuação do agrupamento Dnepr, a Ucrânia perdeu 85 soldados, nove veículos motorizados, uma estação de guerra eletrônica e um depósito de munição.
Para além disso, os sistemas de defesa aérea destruíram um míssil ucraniano Neptun de longo alcance, 102 drones de asa fixa e um radar RADA de fabricação israelense, diz o comunicado.
No total, desde o início da operação militar especial em 2022, o Exército russo destruiu os seguintes armamentos:
663 aeronaves;
283 helicópteros;
66.160 veículos aéreos não tripulados;
612 sistemas de mísseis antiaéreos;
24.079 tanques e outros veículos blindados de combate;
1.572 lançadores múltiplos de foguetes;
26.765 artilharias de campo e morteiros;
37.447 unidades de veículos militares especiais motorizados.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала