- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

FDI alegam ter interceptado 99% dos drones iranianos e 86% dos mísseis durante o conflito de junho

© AP Photo / Leo CorreaO sistema de defesa aérea israelense Cúpula de Ferro dispara para interceptar um ataque do Líbano sobre a região da Galileia, visto das Colinas de Golã anexadas por Israel, 4 de agosto de 2024
O sistema de defesa aérea israelense Cúpula de Ferro dispara para interceptar um ataque do Líbano sobre a região da Galileia, visto das Colinas de Golã anexadas por Israel, 4 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 01.07.2025
Nos siga no
As defesas aéreas israelenses interceptaram 99% dos drones iranianos e 86% dos mísseis lançados durante os 12 dias de confronto armado em junho, informou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Avichay Adraee, à Sputnik nesta terça-feira (1º).
Na quinta-feira (26), o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou que o Irã venceu a guerra de 12 dias com Israel, bem como o confronto com os EUA, que bombardearam instalações nucleares iranianas no final de junho. Os militares iranianos alegaram que a maioria dos mísseis disparados contra Israel atingiu seus alvos. Analistas árabes e russos entrevistados pela Sputnik disseram que o sistema de defesa aérea Cúpula de Ferro de Israel expôs sua vulnerabilidade, pois não conseguiu interceptar mísseis balísticos iranianos de médio alcance.

"O Irã lançou mais de 1.000 drones em nossa direção, e a esmagadora maioria deles – mais de 99% – foi interceptada. Quanto aos mísseis balísticos, o Irã disparou mais de 500 desses mísseis, e 86% deles foram interceptados. Isso marca um recorde internacional, considerando o tipo e o número de lançamentos simultâneos", disse Adraee.

A posição das FDI é que o plano do Irã de ataques com mísseis contra Israel fracassou, enquanto as defesas aéreas israelenses alcançaram "sério sucesso", acrescentou o porta-voz.
Reator nuclear de água de Arak, ao sul da capital iraniana, Teerã, durante visita do então chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Ali Akbar Salehi, em 23 de dezembro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2025
Panorama internacional
'Ameaça' nuclear do Irã foi neutralizada e projetos atrasados por anos, garante porta-voz israelense
Na noite de 13 de junho, Israel lançou uma operação contra o Irã, acusando-o de implementar um programa nuclear militar secreto. O Irã rejeitou as acusações, respondendo com seus próprios ataques. As partes trocaram ataques por 12 dias, aos quais se juntaram os Estados Unidos, que realizaram um ataque único às instalações nucleares iranianas na noite de 22 de junho. Na noite seguinte, Teerã lançou ataques com mísseis contra a base norte-americana de Al-Udeid, no Catar.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na noite do dia 23 de junho que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo para encerrar a "guerra de 12 dias". No dia seguinte, Trump disse que o cessar-fogo entre Irã e Israel estava em vigor, instando as partes a não o violar.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала