- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Hungria: adesão da Ucrânia à OTAN não esteve na agenda, e situação não mudará no futuro previsível

© Foto / Domínio públicoBandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial)
Bandeiras da OTAN e da Ucrânia (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2025
Nos siga no
A entrada da Ucrânia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) não estava na agenda da cúpula da Aliança em Haia, e a situação não mudará no futuro previsível, disse o chefe da administração do primeiro-ministro húngaro Gergely Gulyas.
"Isso [a entrada da Ucrânia na aliança] foi excluído da agenda. Claro, pode haver muitos tipos de cooperação com muitos países-membros da OTAN, mas a adesão da Ucrânia à OTAN não está na agenda da OTAN, e no futuro previsível não haverá mudanças", disse Gulyas em um briefing do governo que foi transmitido ao vivo no canal de TV M1.
O chefe da administração do premiê húngaro acrescentou que na UE "não ocorreram tais mudanças", lá a maioria ainda pretende aceitar a Ucrânia no bloco.

"A Ucrânia não pode ser um membro da OTAN, então a UE não pode obter garantias de segurança semelhantes [com países previamente aceitos], por isso precisamos passar para um tipo diferente de relacionamento com a Ucrânia. A UE, a grande maioria dos Estados-membros, quase todos os países, exceto a Eslováquia e a Hungria, ainda não chegaram a esse ponto. A Hungria apoia a Ucrânia, mas não considera correto abrir os capítulos de negociação [sobre a adesão à UE], por isso não concordamos com isto", ressaltou Gulyas.

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, fala durante uma coletiva de imprensa após esta reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, na residência do primeiro-ministro em Budapeste, Hungria - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2025
Panorama internacional
Entrada da Ucrânia na OTAN seria como incendiar um barril de pólvora, adverte Orbán
O chefe da administração observou que não é correto falar sobre um veto neste caso, porque as decisões sobre a admissão de novos países na UE devem ser tomadas por unanimidade, e não há unanimidade sobre esta questão.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала