- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

BRICS deve mostrar ao mundo que é possível criar novo modelo de financiamento, brada Lula

© Palácio do Planalto / Ricardo StuckertA reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco do BRICS. Esta reunião antecede a cúpula que ocorrerá a partir de domingo
A reunião anual do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco do BRICS. Esta reunião antecede a cúpula que ocorrerá a partir de domingo - Sputnik Brasil, 1920, 04.07.2025
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o seu discurso nesta sexta-feira (4) para conclamar os membros a criarem uma nova moeda de comércio e encontrar uma nova fórmula de financiamento.
"Vocês [membros do BRICS] podem e devem mostrar ao mundo que é possível criar um novo modelo de financiamento. O modelo de austeridade não deu certo em nenhum país do mundo", disparou Lula, reforçando o discurso que vem ampliando nas redes sociais sobre as diferenças entre ricos e pobres.
Se continuarmos sem criar soluções, entraremos no próximo século do mesmo jeito que entramos no século XXI, arguiu o presidente.

"O multilateralismo chega ao seu pior momento desde que foi criado depois da 2ª Guerra Mundial. […] Fora do multilateralismo e da democracia, não chegaremos a lugar nenhum", completa.

Durante fala na cerimônia de abertura, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva começa, em tom de brincadeira, dizendo que está nervoso. Fez questão de cumprimentar o ministro das finanças da Rússia, Anton Siluanov. O NDB contribui para uma transição justa e soberana no mundo, pontuou o chefe do Executivo brasileiro.
"É com grande satisfação que participo da abertura. […] quero saudar a recente entrada da Argélia como membro [do banco do BRICS]. O interesse de países de entrarem no NDB surge para reforçar a importância de instituições como essas", alinhava Lula.

"A falta de reforma nas instituições financeiras limita há décadas um avanço. O novo banco de desenvolvimento assenta sua governança na igualdade de vozes e votos. […] o fortalecimento do uso de moedas locais molda o seu funcionamento", continuou.

A cúpula volta ao Brasil quase 11 anos depois do primeiro encontro, no qual o banco do grupo foi instaurado, à época em Fortaleza, no Ceará. Participam, o chefe do Executivo brasileiro, o ministro da Fazenda Fernando Haddad, além da presidente do banco Dilma Rousseff e membros do conselho do NDB, Anton Siluanov, ministro das Finanças da Rússia, entre embaixadores, membros do corpo diplomático, e diversas autoridades.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала