- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Elon Musk anuncia a criação de seu novo partido político: 'America Party'

© AP Photo / Matt RourkeO bilionário Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump
O bilionário Elon Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump - Sputnik Brasil, 1920, 05.07.2025
Nos siga no
O empresário bilionário Elon Musk anunciou, na tarde deste sábado (5), a criação de um novo partido político nos Estados Unidos, em uma suposta tentativa de derrubar as hegemonias do sistema bipartidário comandado por Democratas e Republicanos.
Após realizar uma enquete no X, rede social cujo é proprietário, Musk viu que mais de 65% dos usuários votantes são a favor de uma nova opção para eleições nos Estados Unidos.
"Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia", escreveu o sul-africano no X. "Hoje, o Partido América foi formado para devolver a liberdade a vocês."
Apesar de declarar que esta é uma luta contra o sistema bipartidário dos Estados Unidos, a declaração da criação deste novo partido é mais um episódio da briga pública entre Musk e o presidente do país, Donald Trump, após o empresário deixar o governo norte-americano. Estima-se que o bilionário tenha investido cerca de US$ 300 milhões (R$ 1,6 bilhão) na campanha de Trump de 2024.
Elon Musk e Donald Trump em evento de campanha no Butler Farm Show, em Butler, Pensilvânia. EUA, em 5 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2025
Panorama internacional
Trump revela o motivo por trás do distanciamento de Elon Musk
Além disso, Musk foi uma figura central no Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), uma iniciativa federal voltada à redução de custos. Nesta semana, Trump sugeriu que fossem avaliados os contratos dos EUA com as empresas do bilionário sul-africano.
Trump insinuou que, sem esses subsídios, Musk não teria conseguido manter companhias como Tesla e SpaceX, e que o país poderia economizar muito dinheiro se interrompesse esse apoio. O presidente fez essas declarações em uma publicação nas redes sociais, ironizando a situação e sugerindo que o departamento investigasse o caso.

"Carros elétricos são bons, mas nem todos deveriam ser obrigados a ter um. Elon Musk pode receber mais subsídios do que qualquer ser humano na história, de longe, e sem subsídios, Elon Musk provavelmente teria que fechar as portas e voltar para casa, na África do Sul", disse Trump na Truth Social.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала