Lula critica decisão da OTAN e alerta contra priorização de gastos militares em detrimento da paz
Lula critica decisão da OTAN e alerta contra priorização de gastos militares em detrimento da paz
Em declarações contundentes, dadas na primeira sessão da Cúpula do BRICS, neste domingo (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a recente decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) de aumentar os gastos com defesa, apontando os riscos de uma nova escalada armamentista global.
Para Lula, a medida evidencia uma inversão de prioridades no cenário internacional, que favorece o investimento em guerras em detrimento do desenvolvimento sustentável e da paz mundial.
"A recente decisão da OTAN alimenta a corrida armamentista", afirmou o presidente. Ele destacou a contradição entre os recursos destinados à defesa e os compromissos não cumpridos com a assistência internacional. "É mais fácil destinar 5% do PIB para gastos militares do que alocar o 0,7% prometido para a Assistência Oficial ao Desenvolvimento [ODA, na sigla em inglês]", criticou.
O presidente também lamentou o descompasso entre o discurso e a prática de grandes potências em relação à paz. "É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz", completou.
Siga a @sputnikbrasil no Telegram