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Brasil e China firmam acordo para iniciar estudos de ferrovia entre Bahia e Peru
Brasil e China firmam acordo para iniciar estudos de ferrovia entre Bahia e Peru
Sputnik Brasil
Os estudos para a implantação da Ferrovia Bioceânica, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, até o porto de Chancay, no Peru, serão iniciados após o anúncio nesta... 07.07.2025, Sputnik Brasil
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Conforme o projeto, está prevista a integração de três ferrovias: Ferrovia Norte-Sul (FNS), Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) no Brasil, além da implantação de novos trechos que vão permitir a ligação até o Peru.A medida faz parte do programa Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023 pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, para conectar estruturas rodoviárias, fluviais e ferroviárias do Brasil com áreas de fronteira das nações vizinhas, como o Peru.O memorando de entendimento foi assinado no Ministério dos Transportes, e os estudos serão conduzidos pela estatal brasileira Infra S.A. e a empresa chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute (Instituto de Planejamento Econômico Ferroviário da China, em tradução livre).O corredor ferroviário já está parcialmente em execução no Brasil por meio da FIOL, que liga Ilhéus (BA) a Mara Rosa (GO), e da FICO, que parte de Mara Rosa até Lucas do Rio Verde (MT). A cidade goiana será o ponto de entroncamento entre essas ferrovias e a FNS, que conecta Açailândia (MA) a Estrela d'Oeste (SP).De Lucas do Rio Verde partirá a Ferrovia Bioceânica, que cruzará a fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, atravessando todo o estado de Rondônia e o sul do Acre até a divisa com o Peru. Dali, a linha seguirá até o porto de Chancay, no Pacífico, recém-inaugurado pelos chineses.Os recursos para a viabilização das obras no Brasil são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já os estudos conduzidos pela companhia chinesa irão avaliar a malha ferroviária do país e, ainda, a possibilidade de unificação entre rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias com os projetos e as obras já existentes.Atualmente, o traçado previsto para a Ferrovia Bioceânica já conta com rodovias brasileiras e peruanas (BRs 364 e 317).Firmado em novembro de 2024, o acordo bilateral entre Brasil e China estabeleceu quatro frentes estratégicas de cooperação, fruto do encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping. Entre elas está o projeto Rotas de Integração, ao lado de iniciativas como o Novo PAC, a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Transformação Ecológica.
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Brasil e China firmam acordo para iniciar estudos de ferrovia entre Bahia e Peru
20:02 07.07.2025 (atualizado: 22:12 07.07.2025) Os estudos para a implantação da Ferrovia Bioceânica, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, até o porto de Chancay, no Peru, serão iniciados após o anúncio nesta segunda-feira (7) de um acordo entre os governos do Brasil e da China.
Conforme o projeto, está prevista a
integração de três ferrovias:
Ferrovia Norte-Sul (FNS), Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) e
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) no Brasil, além da implantação de novos trechos que
vão permitir a ligação até o Peru.
A medida faz parte do programa
Rotas de Integração Sul-Americana, lançado em 2023 pelo Ministério do Planejamento e Orçamento, para conectar estruturas rodoviárias, fluviais e ferroviárias do Brasil com
áreas de fronteira das nações vizinhas, como o Peru.

9 de dezembro 2024, 19:14
O memorando de entendimento foi assinado no
Ministério dos Transportes, e os estudos serão conduzidos pela estatal brasileira Infra S.A. e a empresa chinesa China Railway Economic and Planning Research Institute (Instituto de Planejamento Econômico Ferroviário da China, em tradução livre).
O corredor ferroviário já está parcialmente em execução no Brasil por meio da FIOL, que liga Ilhéus (BA) a Mara Rosa (GO), e da FICO, que parte de Mara Rosa até Lucas do Rio Verde (MT). A cidade goiana será o ponto de entroncamento entre essas ferrovias e a FNS, que conecta Açailândia (MA) a Estrela d'Oeste (SP).
De Lucas do Rio Verde
partirá a Ferrovia Bioceânica, que cruzará a
fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, atravessando todo o estado de Rondônia e o sul do Acre até a divisa com o Peru. Dali, a linha seguirá até o
porto de Chancay, no Pacífico, recém-inaugurado pelos chineses.
Os recursos para a viabilização das obras no Brasil são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já os estudos conduzidos pela companhia chinesa irão avaliar a malha ferroviária do país e, ainda, a possibilidade de unificação entre rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias com os projetos e as obras já existentes.
Atualmente, o traçado previsto para a Ferrovia Bioceânica já conta com rodovias brasileiras e peruanas (BRs 364 e 317).
Firmado em novembro de 2024, o acordo bilateral entre Brasil e China estabeleceu quatro frentes estratégicas de cooperação, fruto do encontro entre os
presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Xi Jinping. Entre elas está o projeto Rotas de Integração, ao lado de iniciativas como o
Novo PAC, a Nova Indústria Brasil (NIB) e o Plano de Transformação Ecológica.
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