- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Trump afasta todos de si mesmo com ameaças contra BRICS, afirma analista

© AP Photo / Casa Branca/ divulgaçãoO presidente Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio, à direita, sentam-se na Sala de Situação, 21 de junho de 2025, na Casa Branca, em Washington
O presidente Donald Trump e o secretário de Estado Marco Rubio, à direita, sentam-se na Sala de Situação, 21 de junho de 2025, na Casa Branca, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2025
Nos siga no
O presidente estadunidense Donald Trump vive em "comics", enquanto a hegemonia dos EUA se torna uma coisa do passado, e a introdução de tarifas comerciais contra países que apoiariam a política do BRICS os afastará dos EUA, opinou à Sputnik Aleksei Martynov, cientista político da Universidade Financeira do Governo da Rússia.

Anteriormente, Trump escreveu na rede social Truth Social que em relação a qualquer país que apoie a política "antiamericana" do BRICS, serão introduzidas tarifas adicionais de 10%.

O analista destacou que a declaração de Trump sobre pressão financeira e política contra os apoiadores do BRICS é típica para o líder dos EUA.

"Ele usa como instrumentos políticos a pressão através da economia, comércio e tarifas. O presidente dos EUA faz isso com particular entusiasmo e prazer, mas é claro que tais abordagens mais cedo ou mais tarde enfrentarão limites, todos [os outros países] conspirarão e isso afastará os Estados Unidos de todos, se isso for em uma base sistêmica", apontou.

Primeiro dia da 17ª Cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro. Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), Brasil, julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2025
Panorama internacional
Iniciativas do BRICS ameaçam hegemonia do Ocidente e são consideradas perigosas, diz jornal
Neste contexto, o especialista se perguntou sobre o caráter de implementação das possíveis tarifas estadunidenses contra a Rússia que já está sob sanções de Washington.
Martynov lembrou que Trump se recusou a impor tarifas contra Moscou, pois os russos já estão sob sanções por todos os lados.

"Como fazer e como abrir uma exceção? Há muitos erros", enfatizou o interlocutor da Sputnik.

Por isso, continuou, é improvável que tais declarações de Trump impressionem alguém no BRICS.
Conforme o especialista, o chefe da Casa Branca vive em "comics", enquanto a hegemonia dos EUA se torna uma coisa do passado.

"Não é à toa que [Elon] Musk se rebelou. Ele estava pronto para jogar por um tempo, mas foi demais. O vovô [Trump] é engraçado, mas há coisas mais sérias", finalizou.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала