Impostor usa IA e se passa por Rubio para contatar autoridades de alto escalão nos EUA, diz mídia

© AP Photo / Mark Schiefelbein
Nos siga no
Um impostor que se passava pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, utilizou inteligência artificial (IA) para contatar autoridades norte-americanas e estrangeiras de alto escalão, informou a mídia nesta terça-feira (8), citando um telegrama do Departamento de Estado.
De acordo com o The Washington Post, o indivíduo usou mensagens de texto e de voz que imitavam a voz e o estilo de Rubio para se comunicar com ministros das Relações Exteriores não identificados de três países, um governador de um estado norte-americano e um membro do Congresso dos EUA.
As autoridades norte-americanas desconhecem o motivo ou quem estava por trás da ação. No entanto, acreditam que foi uma tentativa de manipular essas autoridades "com o objetivo de obter acesso a informações ou contas", acrescentou a reportagem, citando um funcionário não identificado do Departamento de Estado dos EUA.
O impostor enviava suas mensagens pelo Signal, o aplicativo amplamente utilizado por funcionários do governo Trump. Em meados de junho, ele criou uma conta chamada "Marco.Rubio@state.gov", de acordo com a reportagem.
"O ator deixou mensagens de voz no Signal para pelo menos dois indivíduos visados e, em um caso, enviou uma mensagem de texto convidando o indivíduo a se comunicar pelo Signal", dizia o telegrama, conforme citado na reportagem.
As autoridades se recusaram a revelar o conteúdo das mensagens e os nomes dos indivíduos visados, acrescentou a apuração.
O governo Trump enfrentou diversos escândalos relacionados ao uso indevido do aplicativo Signal. Por exemplo, em 24 de março, Jeffrey Goldberg, editor-chefe da The Atlantic, revelou em um artigo que foi adicionado acidentalmente pelo então Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, a um bate-papo privado no aplicativo Signal sobre ataques iminentes contra os houthis no Iêmen.

