- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Chefe do Pentágono discutiu ataque no Iêmen em grupo de rede social com esposa e irmão, diz mídia

© AP Photo / Omar HavanaO secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ouve as declarações de abertura durante uma reunião do grupo de contato de defesa da Ucrânia na sede da OTAN em Bruxelas, 12 de fevereiro de 2025
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, ouve as declarações de abertura durante uma reunião do grupo de contato de defesa da Ucrânia na sede da OTAN em Bruxelas, 12 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025
Nos siga no
Em março, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, enviou dados sobre próximos ataques ao Iêmen em um bate-papo em grupo fechado no aplicativo de mensagens Signal. Os participantes não eram apenas pessoas de seu círculo profissional, mas também sua esposa, assim como seu irmão e advogado, informou o New York Times, citando fontes.
De acordo com a publicação, o chefe do Pentágono enviou o cronograma de voos dos F/A-18 Hornets que atacaram o movimento político-militar xiita Ansar Allah, os houthis, no Iêmen de seu telefone pessoal para um bate-papo chamado "Defesa | Equipe Huddle", criado por ele. Ele publicou as mesmas informações em outro bate-papo com autoridades do governo dos EUA.
A reportagem afirma ainda que a esposa de Hegseth, Jennifer, ex-produtora da Fox News, não é funcionária do Departamento de Defesa dos EUA, mas acompanha o marido em reuniões secretas com líderes estrangeiros. Além disso, acrescenta a matéria, o irmão e o advogado de Hegseth, que trabalham no Pentágono, também tiveram acesso às informações secretas.
Além de sua esposa, o grupo incluía mais de dez pessoas de seu círculo pessoal e profissional. Anteriormente, o Gabinete do Inspetor-Geral do Departamento de Defesa dos EUA iniciou investigação sobre o uso do aplicativo pelo secretário, após o escândalo envolvendo o vazamento de discussões entre autoridades do governo americano sobre ataques no Iêmen.
Casa Branca, em Washington, D.C., nos EUA - Sputnik Brasil, 1920, 24.03.2025
Panorama internacional
'Erro crasso': Casa Branca deixa vazar segredos militares para revista
Em 24 de março, o editor-chefe do Atlantic, Jeffrey Goldberg, disse que, em 11 de março, recebeu uma solicitação no mensageiro Signal e entrou em um bate-papo onde as autoridades americanas discutiam ataques contra os houthis no norte do Iêmen. Segundo Goldberg, contas sob os nomes de Hegseth, do vice-presidente americano JD Vance, do conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca Mike Waltz e de outras autoridades estavam no bate-papo, o que muitos deles posteriormente confirmaram, insistindo que não trocaram informações confidenciais.
Goldberg apresentou capturas de tela da correspondência, nas quais o chefe do Pentágono, várias horas antes do início da operação, informa sobre os tipos de aeronaves e alvos que, segundo o jornalista, poderiam ameaçar os militares se vazassem. Goldberg acusou as autoridades de grave violação das regras de segurança.
Também foi observado que o bate-papo estava configurado para excluir mensagens automaticamente, o que violava os requisitos para armazenamento de informações oficiais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала