- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Houthis atacam 2 navios de guerra dos EUA no mar Vermelho e um 'alvo militar' em Israel

© AP Photo / Marinha indiana via APAo fundo, petroleiro com bandeira das ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024
Ao fundo, petroleiro com bandeira das ilhas Marshall atingido por um míssil lançado pelos rebeldes houthis, do Iêmen, em janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 07.04.2025
Nos siga no
O movimento islamista Ansar Allah, também conhecido como houthis, que controla o norte do Iêmen, reivindicou nesta segunda-feira (7) vários ataques com drones e mísseis de cruzeiro contra dois navios de guerra destróieres dos EUA no mar Vermelho.
Além dos ataques aos destróieres americanos, os houthis também reivindicaram ataques a um "alvo militar israelense" em Tel Aviv, segundo o porta-voz militar dos houthis, o general Yahya Saree.
Um dia antes, as forças norte-americanas atacaram Sanaa, a capital iemenita, deixando quatro mortos e 16 feridos.
"A força de veículos aéreos não tripulados das Forças Armadas do Iêmen realizou uma operação militar contra um alvo israelense na área ocupada de Jaffa, usando um drone", detalhou a autoridade.
Operação da Marinha dos Estados Unidos contra ataques a embarcações comerciais no mar Vermelho, em 9 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.04.2025
Panorama internacional
Houthis reivindicam ataque a navios de guerra no mar Vermelho, incluindo a porta-aviões dos EUA
As tensões entre os houthis e Washington continuam. O Pentágono é criticado por funcionários e ex-funcionários dos EUA por não conseguir conter o grupo rebelde. Nos últimos dias, os houthis do Iêmen afirmaram ter atacado o porta-aviões Harry S. Truman em mais um agravamento das tensões, desde que, em 15 de março passado, Washington iniciou ataques em larga escala contra o movimento islamista.
Na ocasião, o então presidente Donald Trump declarou que o tempo dos houthis "havia acabado" e prometeu: "O inferno cairá sobre vocês como nunca antes!"
Em 18 meses, os houthis realizaram quase 200 ataques a navios de guerra dos EUA e cerca de 150 ataques contra embarcações mercantes do mesmo país, conforme admitiu recentemente o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
Israel também não escapou ileso, reconhecendo ter sido alvo de mais de 200 mísseis e 170 drones, embora alegue que muitos desses ataques foram malsucedidos. As forças estadunidenses responderam com ataques a vários alvos no Iêmen, centro das operações do Ansar Allah.
Em 2 de abril passado, bombardeios americanos contra um reservatório de água na província ocidental iemenita de Al-Hudaydah deixaram mais de 50 mil pessoas sem acesso à água, segundo a emissora Al-Masirah.

Campanha de ataques

Em novembro de 2023, os houthis lançaram uma campanha de ataques a navios mercantes supostamente vinculados a Israel para impedi-los de transitar pelos mares Arábico e Vermelho enquanto a Faixa de Gaza não recebe os alimentos e medicamentos de que necessita.
Diante da ameaça de ataques em uma área-chave para o comércio global, particularmente de petróleo, diversas companhias de navegação optaram por enviar seus navios pela rota do Sul da África, aumentando o tempo e o custo do transporte.
Trump reconheceu o movimento houthi como terrorista pouco antes do fim de seu primeiro mandato (2017–2021), em janeiro de 2021, mas seu sucessor, Joe Biden, o removeu da lista no mesmo ano.
Em 4 de março, os Estados Unidos novamente designaram o movimento Ansar Allah como organização terrorista.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала