- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Sistema de lança-chamas pesado TOS-1A Solntsepek na zona de operação militar esécial. - Sputnik Brasil

1.238º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
10:38 15.07.2025
Novas declarações de Trump são bem sérias - levará um tempo para as analisar, diz Kremlin
Se achar isso preciso, o presidente Vladimir Putin vai comentar as declarações do líder dos EUA, declarou o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov.
Moscou continua pronta para 3ª rodada de negociações com Kiev, mas ainda não recebeu nenhuma sugestão disso, acrescentou Peskov.
10:37 15.07.2025
Nova assistência militar dos EUA à Ucrânia pode incluir mísseis ATACMS de longo alcance
O presidente dos EUA, Donald Trump, pode permitir às Forças Armadas da Ucrânia o uso dos 18 mísseis de longo alcance ATACMS anteriormente fornecidos ao regime de Zelensky, divulgou ontem (14) o The Washington Post.
07:43 15.07.2025
Lindsey Graham - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2025
Operação militar especial russa
Ex-assessor do Pentágono revela o papel do senador Graham no desejo de Trump de ser vencedor
07:05 15.07.2025
07:05 15.07.2025
Sapadores da 12ª Brigada de Engenheiros do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) russos limpam e desminam uma estrada na República Popular de Donetsk. - Sputnik Brasil, 1920, 15.07.2025
Operação militar especial russa
Forças russas libertam povoados de Petrovka e Voskresenka na república de Donetsk, relata MD
04:22 15.07.2025
Ataque noturno ucraniano com drones deixa 16 feridos na cidade russa de Voronezh
Drones ucranianos feriram 16 moradores da cidade e arredores, uma das vítimas está em coma. Foram danificados vários prédios, incluindo um jardim de infância, informaram as autoridades locais hoje (15).
02:59 15.07.2025
Vários oficiais de centros de recrutamento ucranianos desertam e fogem do país
Vários oficiais dos centros de recrutamento territoriais ucranianos desertaram e fugiram do país, disse à Sputnik uma fonte da resistência pró-russa.

"Depois que as forças russas atacaram os centros de recrutamento, e no contexto de uma onda de ameaças de residentes da Ucrânia, nossas fontes confirmaram que vários oficiais ucranianos desses centros desertaram", relata fonte.

02:33 15.07.2025
Rússia elimina 55 drones ucranianos durante a noite
Meios russos de defesa antiaérea derrubaram durante a noite 55 drones ucranianos em várias regiões do país e águas do mar Negro, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала