- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conflito com Israel expôs 'problemas fundamentais de segurança' do Irã, diz presidente iraniano

© AP Photo / Vahid SalemiMasoud Pezeshkian, presidente iraniano, durante entrevista coletiva em Teerã. Irã, 16 de setembro de 2024
Masoud Pezeshkian, presidente iraniano, durante entrevista coletiva em Teerã. Irã, 16 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.07.2025
Nos siga no
O presidente iraniano Masoud Pezeshkian reconheceu nesta quarta-feira (16), durante uma reunião com o gabinete, a existência de problemas fundamentais de segurança expostos durante o conflito entre Irã e Israel, informou o serviço de imprensa presidencial.

"O presidente Pezeshkian observou que o recente conflito expôs problemas fundamentais de segurança e pediu uma avaliação completa para minimizar os danos ao país", diz o comunicado.

Durante os 12 dias de conflito, a mídia iraniana noticiou dezenas de casos em que pessoas suspeitas de trabalhar para Israel foram detidas pelas autoridades iranianas. Segundo relatos, alguns dos detidos construíram e usaram drones para sabotagem no Irã.
Em junho, a Fox News noticiou, citando um oficial de segurança israelense, que o Estado judeu havia conseguido enganar as forças aéreas iranianas para que se reunissem antes de realizar ataques. Em 12 de julho, a agência de notícias Fars informou que Pezeshkian sofreu ferimentos leves nas pernas durante a evacuação de um prédio em Teerã, atacado por Israel em 16 de junho.
Irã aumenta gastos militares após ataques israelenses
Na noite de 13 de junho, Israel lançou uma operação contra o Irã, acusando-o de implementar um programa nuclear militar secreto. O Irã rejeitou as acusações, respondendo com seus próprios ataques. Durante 12 dias, as partes trocaram ataques. Em 22 de junho, os Estados Unidos se juntaram à campanha de bombardeios israelense e atacaram instalações nucleares iranianas. Teerã retaliou atacando a base aérea americana de Al-Udeid, no Catar, afirmando que o lado iraniano não tinha intenção de uma nova escalada.
O presidente dos EUA, Donald Trump, expressou então a esperança de que o Irã tivesse "desabafado" com o ataque à base militar norte-americana no Catar e que um caminho para a paz e a harmonia no Oriente Médio fosse agora possível. Ele também afirmou que Israel e Irã haviam concordado com um cessar-fogo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала