- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Kiev prepara provocação com armas químicas na RPD para culpar a Rússia, relata MD russo

© Sputnik / Iliya Pitalev / Acessar o banco de imagensPlacas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas
Placas de aviso perto dos armazéns de armas químicas russas antes de serem destruídas - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2025
Nos siga no
Kiev está preparando uma provocação com a liberação de amônia em uma empresa na área de Novotroitsk na República Popular de Donetsk (RPD), a fim de acusar a Rússia de causar um desastre deliberado, disse Aleksei Rtishev, comandante das Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica da Rússia.
Assim, destacou Rtishev, as Forças Armadas da Ucrânia colocaram equipamentos (antena e mastros) em um grande centro de distribuição de amônia na área de Novotroitsk. A empresa é uma instalação de alto risco.
O objetivo, ressaltou o oficial, é acusar posteriormente a Rússia de provocar deliberadamente um desastre e causar danos à reputação do país. Rtishev lembrou que o uso de uma instalação industrial de alto risco para fins militares é uma violação do direito internacional humanitário.

"O regime de Kiev não deixou de implementar suas táticas bárbaras desenvolvidas há muito de conduzir operações militares usando o método do 'cinturão químico', que consiste em colocar e detonar recipientes com produtos químicos tóxicos nas áreas de combate das tropas russas", apontou

Se o equipamento for danificado em decorrência de um ataque, podem ser liberadas mais de 550 toneladas de amônia líquida no meio ambiente.
Vladimir Zelensky durante reunião da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em Washington D.C., em 11 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 17.07.2025
Operação militar especial russa
Ucrânia apenas perderá mais territórios e nenhuma ajuda militar ocidental a ajudará, diz analista
Desde o início de 2025, continuou, os ucranianos têm usado regularmente drones para lançar cápsulas com gás lacrimogêneo (CS) e munições caseiras de cloropicrina contra posições do Exército russo.

"Mais de 500 casos de uso de substâncias químicas por Kiev, incluindo tóxicas, foram registrados durante a operação militar especial russa na Ucrânia", ressaltou.

Segundo Rtischev, o último caso foi registrado em 8 de julho na área do povoado de Ivanovka na RPD. As Forças Armadas da Ucrânia lançaram um drone contendo uma mistura de cloropicrina e cloroacetofenona.
Desde o início da operação militar especial na Ucrânia, várias dezenas de esconderijos de substâncias tóxicas e munições químicas de produção artesanal foram identificadas durante as atividades operacionais das forças russas. Em 2024, um laboratório químico foi descoberto na cidade de Avdeevka, na RPD, projetado para a produção de substâncias tóxicas de ação venenosa geral, incluindo compostos à base de ácido cianídrico.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала