DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos detectam estrela que bombardeia exoplaneta com raios X e o faz encolher (FOTO)

© Foto / NASA, ESA, CSA, Joseph Olmsted (STScI)Esta ilustração mostra a aparência do exoplaneta WASP-39 b, com base na compreensão atual do planeta
Esta ilustração mostra a aparência do exoplaneta WASP-39 b, com base na compreensão atual do planeta - Sputnik Brasil, 1920, 18.07.2025
Nos siga no
O exoplaneta TOI 1227b está a perder rapidamente a sua atmosfera devido à intensa radiação de raios X emitida pela estrela em torno da qual ele gira, aponta um estudo feito por um grupo internacional de astrônomos, analisando os dados obtidos pelo Observatório de Raios X Chandra.
O referido exoplaneta está extremamente próximo da sua estrela hospedeira TOI 1227 – uma anã vermelha com cerca de 0,1 vez a massa do Sol, situada a 330 anos-luz da Terra.
TOI 1227b está sofrendo uma crise existencial. Ele orbita a estrela a apenas cerca de 1/5 da distância a que Mercúrio está do nosso Sol. Uma nova pesquisa disponível no portal de pré-impressão arXiv, que será publicada na revista The Astrophysical Journal, mostra que este planeta é jovem, com apenas aproximadamente 8 milhões de anos.
Estando sob constante bombardeio de raios X, cuja intensidade é maior que a do Sol, TOI 1227b perde matéria a uma velocidade equivalente à massa de toda a atmosfera da Terra a cada 200 anos.
TOI 1227b, um exoplaneta bebê, está a ser bombardeado por intensos raios X da sua estrela hospedeira, tanto que está a encolher.

"A atmosfera do planeta simplesmente não consegue suportar a alta dose de raios X que está recebendo de sua estrela", disse em comunicado o autor principal do estudo Attila Varga, um estudante de doutoramento no Instituto de Tecnologia de Rochester em Nova York.

Os cientistas preveem que TOI 1227b perderá completamente a sua atmosfera dentro de cerca de um bilhão de anos. Até lá a sua massa será reduzida das atuais 17 massas da Terra para cerca de sete massas terrestres, e o seu diâmetro será reduzido para um décimo do tamanho atual (aproximadamente o tamanho de Netuno).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала