DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos descobrem planeta gigante perto de pequena estrela, mas ele não deveria estar lá (FOTO)

© Foto / NASA, ESA, CSA, Joseph Olmsted (STScI)Esta ilustração mostra a aparência do exoplaneta WASP-39 b, com base na compreensão atual do planeta
Esta ilustração mostra a aparência do exoplaneta WASP-39 b, com base na compreensão atual do planeta - Sputnik Brasil, 1920, 05.06.2025
Nos siga no
Os astrônomos descobriram pela primeira vez um planeta gigante denominado TOI-6894b orbitando uma estrela de massa muito baixa. A descoberta põe em causa as teorias existentes sobre a formação de planetas e abre novos horizontes na busca de exoplanetas.
A estrela é uma anã vermelha, cuja massa é apenas 20% da do Sol. Até agora, pensava-se que tais pequenas estrelas não podiam formar ou manter planetas gigantes. Mas a equipe de pesquisa provou o contrário: um planeta do tamanho de Saturno, com um período orbital de pouco mais de três dias, orbita em torno desta pequena estrela. O estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.
O sinal do planeta foi observado pela primeira vez pelo telescópio TESS da NASA e depois confirmado pelos observatórios terrestres, incluindo o SPECULOOS e TRAPPIST. Os cientistas descartaram todas as explicações alternativas: trata-se na verdade de um planeta gigante, cuja massa é aproximadamente metade da de Saturno.
Os astrônomos descobriram TOI-6894b, um planeta gasoso gigante orbitando uma anã vermelha excepcionalmente pequena, que tem apenas 20% da massa do Sol.

Esta é a menor estrela em cuja órbita foi descoberto um planeta gigante. A descoberta põe em causa os modelos atuais de formação planetária, segundo os quais nos discos protoplanetários essas estrelas simplesmente não devem ter material suficiente para formar corpos tão maciços.

"Nossos modelos ainda não conseguem explicar tais objetos. Talvez tenhamos subestimado a diversidade dos mecanismos de formação de planetas," observaram cientistas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала