DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Astrônomos detectam exoplaneta em formação 'esculpindo' espiral em disco protoplanetário (FOTOS)

© Foto / Observatório Europeu do Sul / Telescópio VLTGaláxia NGC 4303 próxima à Via Láctea. NGC 4303 é uma galáxia espiral, com uma barra de estrelas e gás em seu centro, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Virgo. A imagem é uma combinação de observações realizadas em diferentes comprimentos de onda de luz para mapear populações estelares e gás. As observações do telescópio ALMA são representadas em tons marrom-alaranjados e destacam as nuvens de gás molecular frio que fornecem a matéria-prima a partir da qual as estrelas se formam. Os dados do espetrógrafo MUSE aparecem principalmente em dourado e azul. Os brilhantes dourados mapeiam nuvens quentes, principalmente de hidrogênio ionizado, oxigênio e gás sulfúrico, marcando a presença de estrelas recém-nascidas, enquanto as regiões azuis revelam a distribuição de estrelas ligeiramente mais velhas
Galáxia NGC 4303 próxima à Via Láctea. NGC 4303 é uma galáxia espiral, com uma barra de estrelas e gás em seu centro, localizada a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra, na constelação Virgo. A imagem é uma combinação de observações realizadas em diferentes comprimentos de onda de luz para mapear populações estelares e gás. As observações do telescópio ALMA são representadas em tons marrom-alaranjados e destacam as nuvens de gás molecular frio que fornecem a matéria-prima a partir da qual as estrelas se formam. Os dados do espetrógrafo MUSE aparecem principalmente em dourado e azul. Os brilhantes dourados mapeiam nuvens quentes, principalmente de hidrogênio ionizado, oxigênio e gás sulfúrico, marcando a presença de estrelas recém-nascidas, enquanto as regiões azuis revelam a distribuição de estrelas ligeiramente mais velhas - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2025
Nos siga no
Astrônomos teriam capturado um planeta bebê no processo de formação à volta de uma estrela, esculpindo belíssimos braços em espiral no disco protoplanetário circundante de poeira e gás.
As lacunas "talhadas" em discos já haviam sido encontradas por astrônomos, mas desta vez os cientistas viram pela primeira vez o "escultor" era um planeta extrassolar.
Usando o telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul, pesquisadores acreditam ter encontrado um planeta em formação em tempo real, no fundo de um redemoinho de gás e poeira a 440 anos-luz de distância da Terra.
O exoplaneta recém-nascido tem o dobro do tamanho de Júpiter e, ao orbitar a sua estrela, está deixando padrões gigantes em espiral em seu caminho.
O exoplaneta foi descoberto orbitando uma jovem estrela chamada HD 135344B. A estrela está rodeada por um disco protoplanetário que serve como matéria-prima para os planetas.
Telescópio VLT captura um planeta recém-nascido esculpindo arte galáctica no disco de poeira da estrela.
E mesmo na base de um dos grandes braços espirais do disco, os astrônomos observaram algo extraordinário: um objeto brilhante que se parece com um exoplaneta em crescimento.

"O que torna esta detecção potencialmente um ponto de virada é que, ao contrário de muitas observações anteriores, somos capazes de detectar diretamente o sinal do protoplaneta, que ainda está altamente incorporado no disco", disse Francesco Maio, pesquisador de doutorado na Universidade de Florença, Itália, e autor principal do estudo, cujos resultados foram publicados na revista Astronomy & Astrophysics.

Até agora, os cientistas só podiam inferir a existência de um novo planeta em formação em torno desta estrela, com base nas formas destes discos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала