- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pretória sedia 3ª Conferência Valdai: relações Rússia-África e Realpolitik em foco

© Sputnik / Mikhail VoskresenskyO Clube de Discussão Internacional Valdai.
O Clube de Discussão Internacional Valdai. - Sputnik Brasil, 1920, 24.07.2025
Nos siga no
O Clube de Discussão Internacional Valdai em parceria com o Instituto Sul-Africano de Relações Internacionais, realizará a 3ª Conferência Russo-Africana em 28 de julho com o tema "Realpolitik no mundo dividido: repensando os laços entre a Rússia e a África do Sul no contexto global e africano" na capital sul-africana, Pretória.
Valdai expande a geografia dos seus "encontros africanos" e o evento será a terceira conferência do clube. A 1ª Conferência Russo-Africana do Valdai foi realizada em 2023 em São Petersburgo, depois na Tanzânia pela segunda vez.
Neste ano pesquisadores russos e estrangeiros se reunirão na África do Sul para discutir as tendências globais e as relações bilaterais entre a Rússia e a África do Sul.
Militares ucranianos desembalam mísseis antitanque Javelin, entregues como parte da assistência de segurança dos Estados Unidos da América à Ucrânia, no aeroporto de Borispol, nos arredores de Kiev. Ucrânia, 11 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.06.2025
Operação militar especial russa
Armas da Ucrânia acabam nas mãos de grupos criminosos na América Latina e África, diz diplomata
Vale ressaltar que na conferência participarão especialistas e políticos do Egito, Zimbábue, Costa do Marfim, Rússia, Tanzânia e África do Sul, envolvidos no trabalho do clube Valdai e na cooperação russo-africana.
Espera-se que o evento seja aberto pelos seguintes especialistas:
Roman Ambarov, embaixador extraordinário e plenipotenciário da Rússia na República da África do Sul e, ao mesmo tempo, no reino do Lesoto;
Andrei Bystritsky, presidente do Conselho do Fundo de desenvolvimento e apoio do Clube Internacional de discussão Valdai;
Elizabeth Sidiropoulos, chefe-executiva do Instituto Sul-Africano de Relações Internacionais;
Maud Dlomo, diretora-geral adjunta do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.
O objetivo da Conferência é promover a cooperação e estabelecer um diálogo especializado entre a Rússia e a África para desenvolver recomendações práticas sobre questões internacionais.
A África do Sul foi escolhida como sede do evento devido ao seu papel no BRICS, no G20, na Organização das Nações Unidas (ONU) e na União Africana, bem como à convergência dos valores da política externa com Moscou.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, e sua homóloga de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, em uma coletiva de imprensa após as negociações em Moscou. - Sputnik Brasil, 1920, 22.07.2025
Panorama internacional
Brasil, BRICS e Ucrânia: o que está mais na mesa de negociações entre Maputo e Moscou?
O significado especial da Conferência deve-se à presidência sul-africana do G20 em 2025, onde o foco é o desenvolvimento tecnológico, a soberania digital, a luta contra o neocolonialismo e questões de comércio mundial justo, que coincidem com os interesses da Rússia e seus parceiros africanos.
O conceito moderno de "Realpolitik" está passando por um renascimento, manifestando-se através da prioridade dos interesses nacionais sobre os compromissos ideológicos, o que se reflete no título da conferência sobre repensar os laços entre a Rússia e a África do Sul, com ênfase na cooperação no BRICS, G20 e relações bilaterais no contexto dos desafios globais e mudanças na política mundial.
Sul-africanos brancos se manifestam em apoio ao presidente dos EUA, Donald Trump, em frente à embaixada dos EUA em Pretória, África do Sul,15 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.03.2025
Panorama internacional
Israel e discriminação branca: entenda a crise EUA-África do Sul e as consequências para o G20
O programa de trabalho da Conferência é projetado para um dia e inclui uma abertura e quatro sessões temáticas. Entre elas estão:
G20 e BRICS: avaliando papéis estratégicos em uma ordem global em mudança;
Cooperação humanitária e o papel da memória histórica nas relações da Rússia com a África do Sul e outros países africanos;
Relações bilaterais entre Rússia e África do Sul: situação atual e perspectivas;
Trump e a ordem mundial.
O novo relatório do Valdai sobre a cooperação entre a Rússia e a África do Sul foi preparado para a III Conferência Russo-Africana, cujos materiais, bem como o envolvimento de jovens e especialistas no projeto Valdai — uma nova geração, são projetados para facilitar a preparação da Cúpula Rússia–África planejada para 2026.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала