- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rumo à mobilização forçada? Zelensky quer ampliar recrutamento de jovens ucranianos de 18 a 24 anos

© Sputnik / Stanislav KrasilnikovMilitar do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) em posto de observação aérea para combater drones de visão em primeira pessoa
Militar do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) em posto de observação aérea para combater drones de visão em primeira pessoa - Sputnik Brasil, 1920, 29.07.2025
Nos siga no
Com cada vez mais baixas militares na linha de frente contra a Rússia, às custas da própria população, Vladimir Zelensky quer sacrificar ainda mais os jovens do país no conflito. Desta vez, a aposta do ucraniano é ampliar o programa de recrutamento por contrato para homens entre 18 e 24 anos.
Apesar dos relatos de descumprimento contratual, inclusive de estrangeiros, que em vez de operar drones foram enviados ao campo de batalha, Zelensky manteve a promessa. "O gabinete de ministros preparou a ampliação do programa de contratos [para jovens na faixa etária] 18–24 anos, para atrair pessoas motivadas especificamente para trabalhar com drones", declarou em pronunciamento noturno.
Anteriormente, o ucraniano já havia declarado que pretendia atrair jovens da faixa etária com um contrato de US$ 24 mil (R$ 133,7 mil) por um ano de serviço, além de ingresso em universidades sem exames e financiamento habitacional sem juros. Na sequência, o Ministério da Defesa da Ucrânia lançou oficialmente o recrutamento para jovens voluntários.
Em maio, uma reportagem do The Wall Street Journal (WSJ) revelou que a Ucrânia recrutou apenas 500 homens entre 18 e 24 anos, mesmo com esforços de publicação de vídeos no TikTok, publicações nas mídias sociais e outdoors nas ruas centrais das principais cidades da Ucrânia, todos com um toque da geração Z.
Vladimir Zelensky durante coletiva conjunta com o primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, em Bruxelas. Bélgica, 28 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 28.07.2025
Panorama internacional
Ex-oficial da CIA explica como Zelensky está destruindo a Ucrânia com suas decisões

Rumo à mobilização forçada?

O comandante da brigada ucraniana Shamil Krutikov chegou a afirmar em abril que a Ucrânia iniciaria a mobilização forçada de jovens de 18 anos, já que o número de voluntários e convocados obrigatórios (a partir dos 25 anos, conforme a legislação vigente) não seria suficiente.
No ano passado, Zelensky assinou uma lei que reduziu a idade mínima para mobilização de 27 para 25 anos. Posteriormente, Jake Sullivan, ex-assessor de Segurança Nacional dos EUA, declarou que as autoridades ucranianas teriam que considerar baixar ainda mais a idade, para 18 anos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала