- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Época dos ultimatos acabou': Trump deve optar por diplomacia nas relações com Rússia, diz professor

© AP Photo / Julia Demaree NikhinsonDonald Trump na Sala Roosevelt, na Casa Branca, em Washington DC. EUA, 21 de janeiro de 2025
Donald Trump na Sala Roosevelt, na Casa Branca, em Washington DC. EUA, 21 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2025
Nos siga no
O ultimato dos EUA à Rússia não funcionará, Washington deve escolher o caminho da diplomacia, disse Jeffrey Sachs, um renomado economista norte-americano e professor da Universidade de Columbia.
"Isto [o ultimato] é um fracasso. Tudo isso não vai funcionar. A diplomacia americana é melhor descrita hoje pela palavra 'delirante'. Toda a política externa dos EUA sob Trump, Biden, qualquer presidente, é baseada em uma incrível arrogância militar, de modo que eles querem terminar qualquer conflito em seus termos, seja na Rússia, no Irã ou na China", disse ele.
O professor acrescentou que os EUA estão agora se distanciando do Sul Global, porque outros países agora têm a capacidade e vontade de responder aos políticos americanos. Segundo ele, a era das exigências e ultimatos passou e não pode ser revertida.

"Sua ideia é que a diplomacia não é necessária. Os EUA fazem o que querem e exigem o que querem, e os outros seguem ordens. Não vai funcionar mais. E a própria ideia de que Trump poderia terminar o conflito ucraniano em 24 horas foi um fracasso desde o início. Ele não usou a diplomacia, mas exigiu e exigiu. Não há paz em Gaza, nenhum acordo com o Irã, nenhum acordo comercial com a China. Trump só exige e ordena, mas isso não leva a lado nenhum", conclui Sachs.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump durante reunião no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, em 21 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 30.07.2025
Panorama internacional
Redução de prazo em ultimato à Rússia revela fraqueza estratégica de Trump, aponta analista
Na terça-feira (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que reduzia de 50 dias para dez dias o prazo para a Rússia e a Ucrânia alcançarem uma trégua. Caso as negociações falhem, Trump planeja impor tarifas de importação, sanções ou "outra coisa". Ao mesmo tempo, o líder americano admitiu que não tinha certeza sobre a eficácia das sanções.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала