- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Portos e aeroportos terão de expor materiais informativos sobre mpox, determina Anvisa

© FolhapressPassageiros no check-in da companhia aérea Delta no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 1º de novembro de 2022
Passageiros no check-in da companhia aérea Delta no aeroporto internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, em 1º de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2025
Nos siga no
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que Portos e aeroportos deverão expor materiais informativos sobre sintomas e medidas de prevenção à mpox. A doença está declarada como um Evento de Saúde Pública no Brasil.
Os cartazes deverão ser colocados nas áreas de desembarque internacional, enquanto durar a Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional para a doença.
As medidas fazem parte da nova instrução normativa do órgão, que trata das ações temporárias de saúde a serem adotadas em portos, aeroportos e por operadores de meios de transporte, diante do cenário epidemiológico no país.
As empresas aéreas deverão emitir um aviso sonoro sobre o sarampo a bordo das aeronaves, enquanto durar o processo de eliminação da doença no Brasil.
Em voos internacionais, a mensagem com orientações sobre a doença deve ser anunciada também em espanhol e inglês.
Homem não identificado infectado com mpox no Hospital Geral de Goma. República Democrática do Congo, 16 de julho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2024
Panorama internacional
'Caldeirão biológico': analistas explicam por que a África é suscetível a surtos como o da mpox
O documento foi aprovado pela diretora colegiada da Anvisa na última segunda-feira (28). Os materiais informativos e medidas de saúde serão adotados para as doenças declaradas como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) e Evento de Saúde Pública (ESP).
Para mpox e sarampo são necessárias apenas as medidas de divulgação dos materiais informativos, não havendo nenhuma recomendação de medidas de saúde específica relacionadas a viajantes ou meios de transporte.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a mpox uma emergência de saúde global em meados de agosto de 2024, após uma nova cepa começar a se espalhar da República Democrática do Congo para países vizinhos.
O vírus pode ser transmitido por meio de contato físico próximo, incluindo o sexual. Sua nova cepa também está se espalhando pela Europa e foi detectada na Suécia, na Alemanha e na Grã-Bretanha.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала