- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA condenam prisão domiciliar de Bolsonaro, criticam Moraes e ameaçam autoridades

© AP Photo / Eraldo PeresO ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro abraça apoiador durante motociata, em Brasília, no Distrito Federal. 29 de julho de 2025.
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro abraça apoiador durante motociata, em Brasília, no Distrito Federal. 29 de julho de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2025
Nos siga no
O Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental, ligado ao Departamento de Estado dos EUA, fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por ter determinado a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira (4).
Em uma postagem na rede social X, o órgão do governo do presidente Donald Trump classificou Moraes como um "violador de direitos humanos" e o acusou de utilizar as instituições do Brasil para "silenciar a oposição e ameaçar a democracia".
"Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar!", afirma a publicação.
O post também contém um aviso direcionado a outras autoridades envolvidas ou que prestem apoio à decisão.
"Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que colaborarem ou facilitarem condutas sancionadas."
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro exibe para a imprensa a tornozeleira eletrônica. Brasília (DF), 21 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2025
Notícias do Brasil
Bolsonaro calado, aliados em campo: qual o impacto da prisão domiciliar no jogo político do Brasil?

Prisão

Em 4 de agosto, Bolsonaro teve sua prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Na decisão, Moraes vaticinou: "A justiça é cega, mas não é tola".
O ministro justificou que o ex-presidente descumpriu medidas cautelares impostas a ele ao ter veiculado conteúdo nas redes sociais dos filhos.
Moraes afirmou, no documento que oficializa o decreto, que Bolsonaro usou redes sociais de aliados, incluindo seus três filhos parlamentares, para divulgar mensagens com "claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала