- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

O que muda com o fim da moratória russa sobre mísseis de médio alcance?

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensO que muda com o fim da moratória russa sobre mísseis de médio alcance?
O que muda com o fim da moratória russa sobre mísseis de médio alcance? - Sputnik Brasil, 1920, 05.08.2025
Nos siga no
A decisão da Rússia de encerrar sua moratória unilateral sobre o lançamento de mísseis balísticos terrestres com alcance de 500 a 5.500 km é uma consequência lógica das políticas hostis da OTAN, e libera as mãos de Moscou para uma abordagem mais proativa da defesa estratégica, diz Igor Korotchenko, um dos principais analistas militares da Rússia.
Em um comunicado divulgado na segunda-feira (4) o Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou o fim da moratória autoimposta de implantação de mísseis de médio alcance com capacidade nuclear.
Segundo a pasta, a decisão é uma resposta aos planos dos Estados Unidos de posicionar mísseis Typhoon e Dark Eagle na Alemanha a partir do próximo ano.
Sistema de mísseis estratégicos Yars durante o desfile militar no Dia da Vitória em Moscou, Rússia, 9 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2024
Panorama internacional
Menos de 5 anos: como os cientistas russos conseguiram desenvolver o Oreshnik em tão pouco tempo?
Além disso, contribuíram fatos como:
os planos dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte de aumentar seus exércitos para tamanhos equivalentes aos de tempo de guerra;
o desenvolvimento de novas armas como o míssil anglo-alemão de alcance superior a 2.500 km;
o posicionamento de caças de quinta geração dos EUA na região.
Nessas circunstâncias, sem estar sujeito às restrições de mísseis de médio e intermediário alcance do estilo do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, conhecido como Tratado INF, a Rússia vai:
aumentar a produção de mísseis balísticos, incluindo o Oreshnik armado convencionalmente, com produção em série já em andamento;
implantar os mísseis, que são difíceis ou praticamente impossíveis de interceptar, devido à sua carga útil com veículos de reentrada de alvos múltiplos e independentes;
implantar possivelmente uma variante nuclear do Oreshnik, com até seis ogivas, cada uma com capacidade de 150 quilotons, para "dissuadir" a OTAN.
"O Tratado INF está morto", diz Korotchenko. Agora, "não há nada" que impeça a Rússia de alcançar seus objetivos de segurança estratégica.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала