Intenção de Israel de estabelecer controle total sobre Gaza 'contraria o direito internacional'
16:01 08.08.2025 (atualizado: 17:46 08.08.2025)

© AP Photo / Leo Correa
Nos siga no
A intenção de Israel de tomar conta e controlar toda a Faixa de Gaza viola o direito internacional, o bom senso e, até mesmo, a vontade dos próprios israelenses, enfatizou nesta sexta-feira (8) Riyad Mansour, representante da Palestina na Organização das Nações Unidas (ONU).
"Essa escalada do governo israelense está em total contradição com a vontade da comunidade internacional, com o direito internacional e com o bom senso e, ouso dizer, contra a vontade da maioria da população de Israel", disse Mansour à imprensa.
Na quinta-feira (7), o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou que Israel pretende estabelecer o controle sobre toda a Faixa de Gaza para garantir um perímetro de segurança, transferindo o poder, posteriormente, para uma nova "administração civil". Ele destacou que o Estado de Israel não planeja manter o controle sobre a faixa.
O gabinete de Netanyahu, inclusive, confirmou que o gabinete militar israelense aprovou a proposta para derrotar o Hamas, e o Exército israelense está se preparando para estabelecer o controle sobre a cidade de Gaza.
Após a declaração do premiê de Israel, o movimento palestino Hamas disse que os planos de Netanyahu de tomar a Faixa de Gaza sob controle militar israelense marcam seu afastamento do processo de negociação.


