- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Tanque T-72B3 do Exército russo avançando - Sputnik Brasil

1.263º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro de 2022, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio de 2023, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Em junho de 2023, a Ucrânia tentou lançar uma grande contraofensiva na zona de hostilidades, porém ela se mostrou um fracasso para as Forças Armadas ucranianas – fato reconhecido por especialistas militares e até pela mídia ocidental.
No início de maio de 2024, o Exército russo começou o avanço na direção de Carcóvia, fazendo com que o agrupamento de tropas Sever (Norte) assumisse o controle de várias localidades na área.
No dia 6 de agosto de 2024, as tropas ucranianas lançaram um ataque à região de Kursk, na Rússia. A ação marcou a agressão mais significativa da Ucrânia contra a Rússia desde fevereiro de 2022. Comentando o ataque, o presidente russo Vladimir Putin disse que a Ucrânia havia realizado outra provocação em larga escala, atirando indiscriminadamente em alvos civis.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Antigas primeiroRecentes primeiro
10:20 09.08.2025
Países que querem continuação do conflito tentarão atrapalhar encontro entre Putin e Trump, diz enviado russo
Alguns dos países que desejam que o conflito na Ucrânia continue usarão provocações e desinformação para tentar interromper o próximo encontro entre os presidentes russo e americano, Vladimir Putin e Donald Trump, segundo o diretor do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev.
"Vários países interessados em continuar o conflito farão esforços titânicos para interromper o encontro planejado entre o presidente Putin e o presidente Trump", escreveu ele.
09:49 09.08.2025
Sapadores da 12ª Brigada de Engenheiros do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) russos limpam e desminam uma estrada na República Popular de Donetsk. - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2025
Operação militar especial russa
Tropas da Rússia libertam o povoado de Yablonovka na república de Donetsk, diz MD
09:45 09.08.2025
05:57 09.08.2025
Tanque russo durante ações militares na operação especial - Sputnik Brasil, 1920, 09.08.2025
Operação militar especial russa
Analista: vitória da Rússia no front se tornou catalisador para todos os eventos sobre a Ucrânia
05:17 09.08.2025
Ucrânia posiciona unidades de drones de elite para tentar parar avanço russo na RPD, diz militar
Na direção de Pokrovsk, o uso de drones se intensificou devido ao fato de que chegaram unidades bem treinadas das formações ucranianas, como a K-2, os Ptitsy Madiara e outras.
Atacar as posições inimigas não é uma tarefa difícil. A tarefa difícil nesta situação se torna chegar às posições, pois a concentração de drones inimigos em alguns lugares é de grande escala. As unidades de drones adversárias são um alvo prioritário para as nossas unidades de artilharia.
04:00 09.08.2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião no Fórum Econômico Mundial, em Davos. Suíça, 21 de janeiro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 08.08.2025
Panorama internacional
Negociações entre Rússia e Ucrânia incluem trocas de territórios, afirma Trump
03:14 09.08.2025
Rússia derruba 97 drones ucranianos durante a noite
Meios russos de defesa antiaérea abateram durante a noite 97 drones ucranianos sobre várias regiões do país, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
03:12 09.08.2025
Rússia elimina 2 caminhões ucranianos com drones
Dois caminhões com drones de ataque, usados pelo Exército ucraniano para ataques terroristas contra objetos civis russos, foram destruídos na região de Chernigov, relataram à Sputnik nas estruturas de segurança russas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала