- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Alckmin chama de 'maus brasileiros' quem trabalha pelo aumento das sanções dos EUA contra o Brasil

© Foto / Fernando Frazão/Agência BrasilO vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa do Fórum Empresarial do BRICS, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 2025
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participa do Fórum Empresarial do BRICS, no Rio de Janeiro, em 5 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2025
Nos siga no
O vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou neste sábado (16) como "maus brasileiros" aqueles que fazem campanha para ampliar as sanções econômicas e políticas impostas pelos Estados Unidos aos produtos nacionais.
Alckmin mencionou diretamente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que vive atualmente nos Estados Unidos e tem atuado como interlocutor junto à Casa Branca, defendendo medidas punitivas contra o Brasil.
"É lamentável que brasileiros ajam contra os interesses do próprio país, de forma injusta", afirmou.
Durante as declarações, o vice-presidente afirmou ainda esperar que o pacote de apoio aos exportadores prejudicados pelas medidas de Trump seja aprovado pelo Congresso. Alckmin garantiu que essas ações não comprometerão as metas fiscais do governo.
PT quer que Lula suspenda relações comerciais e diplomáticas com Israel - Sputnik Brasil, 1920, 06.08.2025
Notícias do Brasil
Lula diz que não vai se humilhar a Trump e que debaterá alternativas ao tarifaço com o BRICS
Na última quarta (13), o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, chegou a cancelar uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir as tarifas de importação de 50%. A decisão foi anunciada após uma reunião com o filho do ex-presidente.
O deputado divulgou vídeos em suas redes sociais mostrando sua atuação junto ao governo de Donald Trump, que no dia 6 de agosto elevou tarifas de importação para 50%. Em contrapartida, exigiu que seja interrompido o processo em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Jair Bolsonaro, acusado de tentativa de golpe de Estado e atualmente em prisão domiciliar.
Além disso, Washington retirou vistos de familiares do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de dois funcionários ligados ao programa Mais Médicos, que trouxe profissionais cubanos para atuar no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, relator das ações contra Bolsonaro e outros 35 acusados de planejar um golpe no fim de 2022, também foi alvo de sanções financeiras.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала