- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

COP30: Belém terá 53 mil leitos; presidência lança consultas especiais para acelerar negociações

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensBelém garante 53 mil leitos para COP30, diz ministro
Belém garante 53 mil leitos para COP30, diz ministro - Sputnik Brasil, 1920, 19.08.2025
Nos siga no
A capital paraense, Belém, terá 53 mil leitos disponíveis para receber a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), marcada para novembro, informou o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta terça-feira (19).

"Teremos leitos para todos e teremos preços justos para todos que virão para esta COP", disse o ministro, que destacou que a cidade terá estrutura suficiente para todos os visitantes.

Na COP de 2024, em Baku (Azerbaijão), o pico de hospedagens foi de 24 mil pessoas — menos da metade da capacidade já assegurada em Belém.
As declarações são uma resposta a críticas de várias delegações sobre os preços abusivos de hotéis na capital paraense.
Mesmo com o apoio político confirmado por governadores de 19 estados, a organização da conferência climática enfrenta críticas devido aos preços da rede hoteleira local. As diárias chegam a US$ 45 mil (cerca de R$ 238 mil) durante o evento, o que levou delegações internacionais a cogitarem a mudança da sede.
A escolha de Belém foi pessoal, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que defende a decisão como forma de mostrar a realidade amazônica. "Decidimos realizar a COP em Belém para que as pessoas possam ver o que a Amazônia realmente é", afirmou em discurso. A programação será dividida para aliviar a pressão sobre a infraestrutura.
Vista panorâmica das obras do Parque da Cidade, espaço que sediará a programação da COP30. Belém, Para, 14 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2025
Notícias do Brasil
Sem plano B: apesar de reclamação sobre acomodações em Belém, presidente da COP descarta nova sede
Mais cedo, a presidência da COP30 anunciou o lançamento de consultas para aprofundar o debate sobre temas centrais da conferência, meses antes das ocorridas nas conferências anteriores, que começaram na segunda semana dos eventos.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, disse, na sexta carta aberta à comunidade internacional, que o lançamento com antecedência busca criar um ambiente favorável ao diálogo aberto, à transparência e à construção de confiança.
A carta também insta os países a darem contribuições a tempo de serem incluídas no relatório síntese. Até o momento, cerca de 75% das nações ainda não apresentaram suas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs, na sigla em inglês) para 2035.

"Se a imagem apresentada pelo conjunto de nossas NDCs se revelar decepcionante, é nossa responsabilidade coletiva convertê-la em um quadro que assegure um planeta habitável, proteja todas as economias e melhore os padrões de vida e as oportunidades para todos os povos e para todas as gerações – uma imagem que deixe nossos filhos orgulhosos, aliviados e esperançosos quanto ao seu próprio futuro."

As consultas começarão nas próximas semanas, com sessão virtual com todas as partes. Em seguida, haverá duas sessões presenciais em 25 de setembro, em Nova York, e no dia 15 de outubro, em Brasília, durante a pré-COP.
Após cada sessão presencial, acontecerão reuniões virtuais com todas as partes, observadores e constituencies. detalhes serão divulgados em breve pelo secretariado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала