DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano

© AP Photo / Rick BowmerThe surf comes ashore during a tsunami warning Friday, March 11, 2011, near Manzanita, Ore. Emergency officials decided to activate sirens in some low-lying places on the Oregon coast to urge people to seek higher ground as a tsunami crosses the Pacific following a massive 8.9-magnitude earthquake in Japan. (AP Photo/Rick Bowmer)
The surf comes ashore during  a tsunami warning Friday, March 11, 2011, near Manzanita, Ore. Emergency officials decided to activate sirens in some low-lying places on the Oregon coast to urge people to seek higher ground as a tsunami crosses the Pacific following a massive 8.9-magnitude earthquake in Japan.  (AP Photo/Rick Bowmer) - Sputnik Brasil, 1920, 20.08.2025
Nos siga no
O vulcão subaquático Axial, localizado no oceano Pacífico perto do estado do Oregon, Estados Unidos, pode entrar em mais uma erupção até o final do ano devido ao aumento da atividade, segundo o geofísico da Universidade Estadual do Oregon, William Chadwick.
O monte submarino Axial (também conhecido como vulcão Axial) é um vulcão subaquático no Oceano Pacífico, localizado na Cordilheira Juan de Fuca, aproximadamente 480 km a oeste de Cannon Beach, Oregon. É o vulcão mais jovem e atual centro eruptivo da cordilheira submarina Cobb-Eickelberg.
Erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai em Tonga, 15 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2025
Ciência e sociedade
Vulcões que podem destruir o mundo: conheça os 'assassinos de civilizações'
Localizado no centro de um ponto quente e de uma dorsal meso-oceânica, o Axial é geologicamente complexo e suas origens ainda são pouco compreendidas. Ele está situado em um planalto longo e baixo, com duas grandes zonas de rifte que se estendem 50 km a nordeste e sudoeste de seu centro.
O vulcão apresenta uma caldeira retangular incomum, e seus flancos são marcados por fissuras, aberturas e crateras de até 100 m de profundidade; sua geologia é ainda mais complicada por sua intersecção com vários montes submarinos menores ao seu redor.

"Acredito que ele entre em erupção até o final do ano", disse o geofísico William Chadwick.

É considerado que esse vulcão seja o mais ativo no Nordeste do Pacífico. Anteriormente, o Axial entrou em erupção em 1998, 2011 e 2015. Cientistas que monitoram o vulcão sugerem que a próxima erupção ocorrerá até o final de 2025 e que ela não será "explosiva" e, portanto, não provocará tsunami.
Placas tectônicas e vulcanismo no Museu de História Natural, Londres - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2025
Ciência e sociedade
Cientistas alertam que um 'tsunami apocalíptico' pode atingir costa dos EUA até 2100
Em junho, especialistas registraram mais de dois mil "tremores vulcânicos" em um dia. Desde então, centenas de tremores ocorrem diariamente no Axial. Além disso, o fundo do mar próximo ao vulcão "subiu ao nível" antes da erupção vulcânica em 2015, o que indica a movimentação de magma.
É curioso que o Axial tenha sido escolhido como o primeiro observatório subaquático de vulcões. Ele é monitorado pela Universidade Estadual do Oregon e pela Universidade da Carolina do Norte em Wilmington.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала