Desenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensDesenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos
Desenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2025
Nos siga no

Desenterram na Sibéria sepultamento de um guerreiro cita com artefatos raríssimos

Cientistas da Universidade Federal da Sibéria encontraram em Krasnoyarsk um local de sepultamento incomum de um guerreiro do século VI a.C., pertencente à elite do mundo cita-siberiano, informa o Ministério da Ciência da Rússia.

A descoberta única foi feita na margem do rio Kem, um afluente esquerdo de Yenisei. O homem enterrado possuía valiosos artefatos de seu tempo: um cinto com placas de bronze representando aves de rapina, uma fivela com imagem da cabeça de um argali, placas de bronze, decorações com um furo, espelho de metal polido, conjunto de facas, machados, arco com flechas e uma arma de batalha de ferro.

"O ferro entrou em uso generalizado nesta parte do mundo apenas cinco séculos depois, mais perto do século II a.C., durante a expansão [geográfica] das campanhas militares dos povos nômades xiongnu. Pode-se dizer que o guerreiro descoberto tinha um artefato raríssimo e avançado para o seu tempo", disse o chefe do laboratório de arqueologia da Sibéria de Yenisei da Universidade Federal da Sibéria Pavel Mandryka.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала