- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OMS e ONU condenam ataque israelense que matou 5 jornalistas em hospital em Gaza

© AP Photo / Gregorio BorgiaUma mulher tira uma foto da imagem "O anjo", pintada no início deste ano pelo artista de rua Harry Greb, dedicada aos jornalistas mortos em Gaza
Uma mulher tira uma foto da imagem O anjo, pintada no início deste ano pelo artista de rua Harry Greb, dedicada aos jornalistas mortos em Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Nos siga no
Um ataque israelense contra um hospital em Gaza matou 21 pessoas nesta segunda-feira (25). Entre as vítimas, cinco eram jornalistas. O assassinato gerou indignação em órgãos de imprensa e organizações de direitos humanos.
O ataque ao hospital Nasser, no sul de Gaza, foi confirmado pelas Forças de Defesa de Israel (FDI), que lamentaram em nota a morte dos jornalistas e afirmaram que "atuam para mitigar ao máximo os danos a indivíduos não envolvidos".
Como resultado do bombardeio, 21 pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comentou sobre o ataque em seu perfil no X, condenando a ação e pedindo cessar-fogo.

"Enquanto a população de Gaza passa fome, seu acesso já limitado à assistência médica está sendo ainda mais prejudicado por ataques repetidos… PAREM os ataques à assistência médica. Cessar-fogo agora!", disse Tedros.

Prédio da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês) parcialmente destruído por militares israelenses sob a justificativa de encontrarem túneis usados pelo Hamas nas proximidades. Faixa de Gaza, 8 de fevereiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2025
Panorama internacional
Netanyahu prolonga deliberadamente a guerra em Gaza, diz assessor presidencial palestino
A Organização das Nações Unidas (ONU) também se manifestou em tom condenatório aos ataques. O secretário-geral da ONU, António Guterres, "condena veementemente os assassinatos de palestinos hoje em ataques israelenses que atingiram o hospital Nasser em Khan Yunis, na Faixa de Gaza. Os mortos, além de civis, incluíam pessoal médico e jornalistas", disse o porta-voz da autoridade, Stéphane Dujarric.
De acordo com o canal Al Jazeera, um sexto jornalista também foi morto por ataques israelenses nesta segunda-feira, mas em outro incidente em Khan Yunis.
Até o momento, segundo a mídia árabe, pelo menos 62.744 pessoas foram mortas por Israel desde o dia 7 de outubro de 2023, quando o ataque do Hamas em Tel Aviv vitimou 1.139 pessoas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала