- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Políticos europeus 'vendem alma política da Europa' a Trump ao ceder à sua pressão, afirma jornal

© AP Photo / Alex BrandonO presidente dos EUA, Donald Trump, realiza o encontro com os líderes europeus, 18 de agosto de 2025.
O presidente dos EUA, Donald Trump, realiza o encontro com os líderes europeus, 18 de agosto de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Nos siga no
Em vez de se oporem ao presidente dos EUA, Donald Trump, no comércio e na defesa, os líderes europeus escolheram uma estratégia de compromisso combinada com lisonjas, o que prejudica a posição da União Europeia (UE), escreve o jornal Financial Times.
O jornal destaca que os europeus, com o suposto objetivo de proteger pragmaticamente seus próprios interesses coletivos, estão na verdade acelerando a "trumpização da política" em todo o continente.

"A Europa está arriscando sua alma política. Ela se colocou em uma situação em que os líderes não podem dizer publicamente o que realmente estão tentando fazer. Essa é uma receita para a desconfiança e um veneno para [...] a democracia liberal europeia em particular", ressalta a publicação.

Vladimir Zelensky participa da sessão parlamentar em Kiev. Ucrânia, 17 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Operação militar especial russa
Zelensky tenta culpar Moscou, enquanto Putin e Trump avançam no diálogo de paz no Alasca, diz mídia
Segundo o artigo, quando Trump retornou à Casa Branca, os políticos europeus não sabiam como interagir com ele, mas agora é óbvio que eles escolheram uma estratégia de compromisso combinada com lisonja.
Dessa forma, a estratégia dos líderes europeus em relação a Trump inclui dois componentes: a convicção de que o resultado alcançado é melhor do que a alternativa (acabar com o apoio à Ucrânia e uma guerra comercial aberta) e o reconhecimento de que a Europa não vai cumprir as promessas feitas a Trump.
Isso inclui um aumento nos gastos com defesa para 5% do PIB e grandes investimentos nos Estados Unidos.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin (à esq.), e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (à dir.), em encontro no Alasca, em 15 de agosto de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2025
Panorama internacional
Trump acredita que Ucrânia deve aceitar trégua com termos da Rússia como base
Na ótica do jornal, os apoiadores da estratégia a encaram como pragmática, porém ela é nada mais do que oportunismo, muito prejudicial para a UE.
Assim, finaliza a publicação, os países europeus desperdiçaram todo o capital político necessário para liderar uma coalizão em defesa das regras comerciais, e as ações de seus líderes podem levar à perda da confiança dos eleitores.
O acordo comercial concluído no final de julho implica que as empresas da UE investirão US$ 600 bilhões (R$ 3,6 trilhões) em setores estratégicos dos Estados Unidos até 2028. Bruxelas cancelará as tarifas sobre produtos manufaturados norte-americanos e a tarifa dos EUA sobre a maioria dos produtos europeus será de 15%. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que rejeitar o acordo seria "um presente para Moscou e Pequim".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала