- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Zelensky tenta culpar Moscou, enquanto Putin e Trump avançam no diálogo de paz no Alasca, diz mídia

© AP Photo / Vadim SarakhanVladimir Zelensky participa da sessão parlamentar em Kiev. Ucrânia, 17 de julho de 2025
Vladimir Zelensky participa da sessão parlamentar em Kiev. Ucrânia, 17 de julho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Nos siga no
O processo de solução pacífica da crise ucraniana estagnou novamente e o atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, está tentando transferir a culpa disso para Moscou, escreve o jornal China Daily.
O jornal destaca que, após o encontro entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e seu homólogo norte-americano, Donald Trump, em 15 de agosto, o processo de paz não conseguiu avançar mais, apesar de reuniões multilaterais com Zelensky e líderes europeus na Casa Branca.

"Não é à toa que Zelensky, que não ousa criticar nem os EUA, nem os países europeus, tentou apontar o dedo da culpa para a Rússia, indicando que Moscou 'está fazendo tudo' para impedir que seu encontro com Putin ocorra", ressalta a publicação.

O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, o presidente francês, Emmanuel Macron e o presidente dos EUA Donald Trump durante uma reunião na Casa Branca,  18 de agosto de 2025, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 25.08.2025
Operação militar especial russa
'Último aviso': EUA podem privar Europa e Ucrânia de seus dados de inteligência, diz analista
Segundo o artigo, Zelensky deve ser lembrado de que, antes que Moscou e Kiev possam chegar a um acordo sobre questões-chave, é improvável que qualquer reunião entre ele e Putin produza o resultado desejado.
Assim, finaliza o jornal, ainda há muito a ser feito para aproximar as posições das partes em conflito.
Em 15 de agosto, Putin e Trump se encontraram em Anchorage, Alasca, para conversas de três a três que duraram cerca de três horas. Além dos presidentes, a Rússia foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, e pelo assessor presidencial, Yuri Ushakov, enquanto os EUA contaram com o secretário de Estado, Marco Rubio, e o enviado especial, Steve Witkoff.
Três dias depois, Trump recebeu Zelensky e os líderes europeus para conversas na Casa Branca. Trump então ligou para Putin para discutir o processo de paz na Ucrânia. O russo e o norte-americano concordaram que as negociações diretas entre as delegações russa e ucraniana devem continuar e discutiram o aumento do nível de representação, comentou Ushakov.
Sobre o encontro com Putin, Trump agradeceu, na última sexta-feira (22), por uma foto enviada pelo presidente da Rússia com os dois líderes posando para a imprensa no Alasca. O estadunidense classificou a atitude do mandatário russo como legal, além de revelar que o chefe do Kremlin talvez compareça à Copa do Mundo de 2026.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала