- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Diplomacia na ponta da arma': Rússia critica trio da UE por retomar sanções contra o Irã

© AP Photo / John MinchilloRepresentante permanente adjunto da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy fala a jornalistas em 19 de abril de 2022
Representante permanente adjunto da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), Dmitry Polyanskiy fala a jornalistas em 19 de abril de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2025
Nos siga no
A Rússia expressou decepção, nesta quinta-feira (28), com a decisão do E3 (França, Alemanha e Reino Unido) de acionar o mecanismo para restaurar as sanções contra o Irã, disse Dmitry Polyanskiy, representante permanente adjunto da Rússia na Organização das Nações Unidas (ONU), a repórteres.
Previsto no Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla em inglês), o instrumento é conhecido como "snapback" e retoma automaticamente as sanções contra o Irã caso seja considerado que o país não esteja cumprindo sua parte no acordo.

"Eles não esgotaram os mecanismos previstos pelo Plano de Ação Conjunto Global, principalmente o mecanismo de resolução de disputas", afirmou Polyansky.

Ele enfatizou que Moscou não reconhece nenhum fundamento legal para o procedimento de snapback que levou às sanções. "Acreditamos que a ação da E3 não pode e não deve acarretar qualquer efeito legal ou processual."

Firmado em 2015 pelo Irã com Reino Unido, Alemanha, China, Rússia, Estados Unidos e França, o JCPOA era um acordo nuclear que previa a suspensão de sanções em troca de restrições ao programa nuclear iraniano.

Em maio de 2018, durante o primeiro mandato de Donald Trump, os EUA se retiraram unilateralmente do acordo e restabeleceram as restrições a Teerã.
Segundo Polyanskiy, a ativação do snapback pelo E3 coloca o mundo em uma encruzilhada, entre o diálogo de boa-fé e a "diplomacia da ponta da arma".
"Está bem claro. Uma opção é paz, diplomacia, boa vontade e contato humano normal. Outra opção é uma espécie de diplomacia da ponta da arma."
A resolução proposta pela Rússia e pela China, que pede a continuação da diplomacia através do JCPOA, ainda não foi solicitada para votação no Conselho de Segurança da ONU, acrescentou.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, visita uma subestação na região de Kiev, Ucrânia, em 4 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 08.07.2025
Panorama internacional
Análise: ação dos EUA e de Israel contra o Irã deslegitima todo o regime de não proliferação nuclear
O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, afirmou anteriormente que suas contrapartes do E3 o informaram sobre o lançamento de um mecanismo para restaurar as sanções contra Teerã.
Araghchi classificou a medida como "infundada, ilegal e desprovida de qualquer base legal". O chanceler também destacou o compromisso consistente do Irã com uma solução diplomática para questões relacionadas ao problema nuclear.
Na semana passada, o representante permanente da Rússia junto a Organizações Internacionais em Viena, Mikhail Ulyanov, afirmou que as tentativas da França, do Reino Unido e da Alemanha de restabelecer as sanções econômicas contra o Irã por meio do mecanismo de recuperação são contrárias ao direito internacional, uma vez que eles próprios não cumprem seus requisitos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала