- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Número de mortos durante guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza ultrapassa 63 mil

© AP PhotoPalestinos se reúnem perto de prédio destruído por ataques aéreos israelenses na cidade de Khan Yunis. Faixa de Gaza, Palestina, 25 de outubro de 2024
Palestinos se reúnem perto de prédio destruído por ataques aéreos israelenses na cidade de Khan Yunis. Faixa de Gaza, Palestina, 25 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2025
Nos siga no
Mais de 63 mil palestinos foram mortos e pelo menos 159 mil ficaram feridos na Faixa de Gaza devido às ações das tropas israelenses iniciadas há quase dois anos, informou nesta sexta-feira (29) o Ministério da Saúde do enclave.

"O número de vítimas da agressão israelense [em Gaza], desde 7 de outubro de 2023, aumentou para 63.025, com 159.490 feridos", diz o comunicado.

Somente nas últimas 24 horas, 59 pessoas morreram durante ataques israelenses, e mais de 220 feridos foram levados a hospitais em todo o enclave palestino, acrescentou o ministério.
Desde que Israel retomou seus bombardeios contra Gaza em 18 de março, o número de mortes ultrapassou mais de 11,1 mil pessoas, enquanto 47 mil ficaram feridas.
Em meio à maior crise humanitária da história do enclave, 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) chegaram a exigir, na última quinta-feira (28), um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente na região — somente os Estados Unidos foram contrários.
O grupo também pediu a libertação dos reféns israelenses mantidos em cativeiro pelo Hamas e a reversão da decisão de Israel de ampliar suas operações militares para tomar a cidade de Gaza.
Nações Unidas: situação da fome na Faixa de Gaza é 'tsunami humanitário' - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2025
Panorama internacional
ONU: situação da fome na Faixa de Gaza é 'tsunami humanitário'
Segundo a nota, fazer da fome uma arma de guerra é proibido pelo direito internacional humanitário. Os 14 membros também instaram Israel a suspender as restrições à ajuda, permitindo o acesso pleno e seguro de organizações.
O conflito foi iniciado em 7 de outubro de 2023, após Israel sofrer ataques com foguetes sem precedentes vindos de Gaza. Na ocasião, militantes do Hamas também atravessaram a fronteira, provocaram cerca de 1,2 mil mortes e fizeram centenas de pessoas reféns. Em resposta, Israel iniciou a guerra e ainda realizou um bloqueio total no enclave, o que impediu a chegada de alimentos e outros produtos básicos.
As hostilidades, que foram interrompidas por breves cessar-fogos, também se estenderam ao Líbano e ao Iêmen, além de provocarem uma troca de ataques com mísseis entre Israel e Irã.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала