IBGE: Brasil registra 1ª deflação em um ano, com queda de 0,11% no IPCA em agosto
IBGE: Brasil registra 1ª deflação em um ano, com queda de 0,11% no IPCA em agosto
Sputnik Brasil
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, registrou queda de 0,11% em agosto, segundo dados divulgados... 10.09.2025, Sputnik Brasil
O resultado é a primeira deflação em um ano, algo já apontado há algumas semanas com o resultado da prévia da inflação, o IPCA-15.Com isso, o IPCA do último mês ficou 0,37 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,26% observada em julho, mas ainda veio um pouco acima das projeções do mercado, que esperava recuo de 0,15%.Conforme o IBGE, o resultado foi puxado pelo recuo de 4,21% no valor da conta de energia elétrica, além do grupo habitação, que registrou uma queda de 0,9% em agosto. No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação é de 5,13%, acima do teto de 4,5% definido pelo Banco Central.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, registrou queda de 0,11% em agosto, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O resultado é a primeira deflação em um ano, algo já apontado há algumas semanas com o resultado da prévia da inflação, o IPCA-15.
Com isso, o IPCA do último mês ficou 0,37 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de 0,26% observada em julho, mas ainda veio um pouco acima das projeções do mercado, que esperava recuo de 0,15%.
Conforme o IBGE, o resultado foi puxado pelo recuo de 4,21% no valor da conta de energia elétrica, além do grupo habitação, que registrou uma queda de 0,9% em agosto.
No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação é de 5,13%, acima do teto de 4,5% definido pelo Banco Central.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).
Acesso ao bate-papo bloqueado por violar as regras.
Você pode voltar a participar daqui a:∞.
Se você discorda do bloqueio, use o formulário de feedback
Discussão terminou. É possível participar da discussão durante 24 horas após publicação da matéria.