- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela acusa EUA de atacar barco de pescadores no Caribe

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagensVenezuela denuncia suposto ataque de destróier dos EUA contra barco de pescadores no Caribe
Venezuela denuncia suposto ataque de destróier dos EUA contra barco de pescadores no Caribe - Sputnik Brasil, 1920, 13.09.2025
Nos siga no
O governo da Venezuela afirmou neste sábado (13) que um navio de guerra dos Estados Unidos atacou uma embarcação pesqueira em águas caribenhas na última sexta-feira (12).
Por meio de um comunicado oficial, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Yván Gil, declarou que o barco Carmen Rosa, com nove pescadores de atum a bordo, navegava a cerca de 48 milhas náuticas da Ilha de La Blanquilla, dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) venezuelana, quando foi interceptado pelo destróier USS Jason Dunham (DDG-109).

A chancelaria classificou a ação como "ilegal e hostil", denunciando que a embarcação norte-americana, equipada com mísseis de cruzeiro e tropas altamente treinadas, colocou em risco a segurança dos trabalhadores venezuelanos.
O destróier de mísseis guiados USS William P. Lawrence (DDG 110) e o Navio-Escola (NE) Brasil (U27) conduzem exercício de passagem (PASSEX) no mar do Caribe - Sputnik Brasil, 1920, 09.09.2025
Panorama internacional
Maduro revela à mídia o que os EUA pretendem com a implantação militar perto da Venezuela
A Missão Permanente da República Bolivariana da Venezuela junto à ONU denunciou na semana passada a escalada de ações hostis e ameaças por parte do governo dos EUA.
De acordo com o comunicado da missão permanente junto à Organização das Nações Unidas (ONU), Caracas apela à "preservação da paz, da segurança e da estabilidade" na região, exigindo a cessação imediata do envio militar dos EUA para o Caribe e garantias claras e verificáveis ​​de Washington de que não enviará nem ameaçará usar armas nucleares na região.
A Venezuela também quer que a Agência para a Proibição de Armas Nucleares na América Latina e no Caribe convoque consultas urgentes para examinar tais "tentativas de intimidação".
No último mês, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, informou que o presidente dos EUA, Donald Trump, estava disposto a mobilizar "todos os elementos do poder norte-americano" para combater o narcotráfico, não descartando a possibilidade de uma operação militar na Venezuela.
A declaração foi feita após o envio de navios militares posicionados próximos à costa venezuelana, incluindo um cruzador de mísseis e um submarino nuclear de ataque.
O chefe de Estado venezuelano, Nicolás Maduro, então mobilizou a Milícia Bolivariana para impedir a intervenção norte-americana nos assuntos da Venezuela.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала