- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sanções contra Rússia afetam mais os europeus que Moscou, avalia publicação

© AP Photo / Dmitry LovetskyTrabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010
Trabalhador da construção civil russo fala ao celular durante cerimônia que marca o início da construção do gasoduto Nord Stream, na baía de Portovaya, a noroeste de São Petersburgo. Rússia, 9 de abril de 2010 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2025
Nos siga no
A decisão da Europa de reduzir a dependência do gás russo teria enfraquecido seu peso econômico e político no cenário global, segundo análise publicada pela revista Strategic Culture.
De acordo com a revista, ao abandonar não apenas a racionalidade política, mas também o gás russo barato, e sob pressão anglo-americana, a Europa colocou em risco qualquer perspectiva de recuperação industrial e de estabilidade econômica.

"O mapa energético global está sendo redesenhado: o declínio europeu acelera, os conflitos internos no Ocidente se agravam, enquanto antigas colônias, sobretudo a China e a Índia, se transformam em novos polos estratégicos e econômicos", destaca a publicação.

O artigo ressalta ainda que as sanções impostas contra a Rússia acabaram atingindo mais duramente os cidadãos europeus.
Power of Siberia pipeline - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2025
Panorama internacional
Power of Siberia 2: Rússia e China movem peças e definem um 'novo eixo energético global'
"As medidas antirrussas afetaram principalmente a vida dos europeus, colocando-os em uma situação extremamente difícil", frisa o artigo.
Nos últimos meses, países de peso no bloco enfrentaram graves turbulências internas. Na França, na semana passada, manifestantes tomaram as ruas em protestos sob o lema "Vamos bloquear tudo", contra medidas de austeridade previstas no orçamento de 2026. Já a ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves, admitiu que a economia britânica vive "a pior situação desde a Segunda Guerra Mundial".
As sanções contra Moscou foram intensificadas após o início da operação militar russa na Ucrânia. O presidente Vladimir Putin afirmou que o objetivo dos Estados Unidos e seus aliados é "dificultar a vida de milhões de pessoas". Apesar disso, a Rússia afirma que resiste ao impacto das restrições, enquanto no próprio Ocidente crescem as vozes que questionam a eficácia das medidas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала