- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Eduardo Bolsonaro assume liderança da minoria na Câmara

© Foto / Marcelo Camargo / Agência BrasilO deputado federal Eduardo Bolsonaro durante sessão no Congresso Nacional, em Brasília (DF)
O deputado federal Eduardo Bolsonaro durante sessão no Congresso Nacional, em Brasília (DF) - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2025
Nos siga no
O Partido Liberal (PL) confirmou, nesta terça-feira (16), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como novo líder da minoria na Câmara dos Deputados. Ele assume o posto após a renúncia da deputada Caroline de Toni (PL-SC).
Em comunicado, Caroline afirmou que a decisão foi motivada pela necessidade de "união e coragem", citando as "perseguições políticas" que, segundo ela, atingem Eduardo e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com o movimento, o PL evita que as faltas do deputado possam ser usadas para pedir sua cassação, segundo uma resolução de 2015 da Câmara.

Segundo a Constituição, um parlamentar pode perder o mandato se faltar a pelo menos um terço das sessões ordinárias do ano legislativo.

Eduardo não registra presença na Câmara desde o fim de sua licença, em 20 de junho. A proposta é que ele atue como líder de forma remota dos Estados Unidos, onde está para articular sanções contra o Brasil e contra autoridades brasileiras, com destaque para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator do processo contra seu pai.
O ex-presidente Jair Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia participam de manifestação em defesa da anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro, em 7 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2025
Notícias do Brasil
Após ser chamado de 'estúpido' e 'idiota', Eduardo Bolsonaro responde Silas Malafaia: 'Tamo junto'
Segundo o regimento interno da Câmara, o líder da minoria é indicado pelo maior partido de oposição, neste caso o PL. No entanto, a indicação deve ser confirmada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
"Não se trata de abono de falta. Ele é líder, a palavra técnica é 'ausência justificada', cabe a qualquer líder", disse o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do partido na Câmara.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала