- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataque israelense a Doha destruiu o sistema de negociações com a Palestina, diz Shoigu

© Sputnik / Dmitry AstakhovSergei Shoigu, ainda no cargo de ministro da Defesa da Rússia, antes de reunião do governo russo de 11 de abril de 2024
Sergei Shoigu, ainda no cargo de ministro da Defesa da Rússia, antes de reunião do governo russo de 11 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2025
Nos siga no
O secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Sergei Shoigu, declarou durante visita de trabalho ao Iraque nesta terça-feira (16) que o ataque aéreo israelense contra Doha na última semana comprometeu seriamente o processo de diálogo entre Israel e Palestina.

"Esta semana vimos novamente aonde leva a disseminação descontrolada da crise na região. Refiro-me aos bombardeios israelenses contra a pacífica capital do Catar. Tais ações não podem ser justificadas como ataques de precisão", afirmou Shoigu em encontro com o presidente iraquiano Abdul Latif Rashid.

Segundo ele, a consequência imediata foi a suspensão, por parte de Doha, de seus esforços de mediação no confronto palestino-israelense, o que resultou na destruição do sistema de negociações.

"Para a Rússia, o ocorrido representa uma grave violação do direito internacional e da Carta da ONU, além de um atentado contra a soberania e a integridade territorial de um Estado independente. Condenamos firmemente esse tipo de método."

Masoud Pezeshkian, presidente iraniano, durante entrevista coletiva em Teerã. Irã, 16 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2024
Panorama internacional
'União islâmica': quais os principais desafios à proposta do Irã de criar bloco nos moldes da UE?
Na sequência, o secretário russo lembrou que o confronto entre o Irã e Israel se intensificou de forma grave, aumentando o risco de uma guerra em larga escala no Oriente Médio. "A situação é extremamente complexa. O confronto entre o Irã e Israel se agravou seriamente, ameaçando o futuro da região com uma nova guerra total", declarou.
Shoigu, que exerceu o cargo de ministro da Defesa até maio de 2024, também destacou sua preocupação com a escalada das tensões na Síria, no Líbano e no Iêmen. "Acima de tudo, é necessário deter o derramamento de sangue sem precedentes na Faixa de Gaza", acrescentou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

ExpandirFechar
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала