- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comissão da ONU reconhece ações de Israel na Faixa de Gaza como genocídio

© AP Photo / Abdel Kareem HanaCrianças brincam perto dos escombros de casas e prédios destruídos em Jabalia, norte da Faixa de Gaza, em 7 de março de 2025
Crianças brincam perto dos escombros de casas e prédios destruídos em Jabalia, norte da Faixa de Gaza, em 7 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2025
Nos siga no
A comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) que investiga a situação no território palestino ocupado reconheceu as ações de Israel na Faixa de Gaza como genocídio, destacando que são as mais implacáveis dos últimos 77 anos.
O relatório aponta que as autoridades israelenses destruíram parcialmente a capacidade reprodutiva dos palestinos na Faixa de Gaza como grupo, inclusive por meio da implementação de medidas voltadas a impedir a natalidade.

"As autoridades e as forças de segurança de Israel têm a intenção genocida de destruir, totalmente ou parcialmente, os palestinos na Faixa de Gaza", ressalta a publicação.

Mídia: ataques aéreos atingem escolas da ONU em Gaza; mais de 50 mortos desde a madrugada - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2025
Panorama internacional
Ofensiva israelense de grande escala contra a cidade de Gaza: o que se sabe no momento?
Segundo a ONU, Israel continua cometendo genocídio na Faixa de Gaza e suas ações são as mais impiedosas desde 1948, incitadas por seus líderes militares e políticos, incluindo o primeiro-ministro do país Benjamin Netanyahu.
Neste contexto, continua o relatório, Israel é responsável por não ter sabido impedir e punir o genocídio contra os habitantes do enclave.
Assim, finaliza o comunicado, a comunidade internacional deve usar todos os meios disponíveis para deter as ações de Israel em Gaza e nos territórios ocupados.
Palestinos inspecionam as ruínas de um prédio residencial após um ataque aéreo israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 29 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2025
Panorama internacional
Mídia: Israel lança nova ofensiva para ocupar a Cidade de Gaza

Ofensiva do Exército israelense contra Gaza

Em 21 de agosto deste ano, Netanyahu aprovou planos para controlar Gaza e destruir o Hamas, visando garantir a segurança e transferir a gestão a uma autoridade civil.
Ontem (15), forças israelenses intensificaram os ataques com bombardeios e incursões de tanques na cidade, deixando dezenas de palestinos mortos.
Vale ressaltar que as famílias de reféns israelenses protestaram em Jerusalém temendo pela vida de seus entes queridos durante a operação.

Fome no enclave

Nos últimos meses, Israel intensificou o bloqueio de Gaza, causando fome e inúmeras vítimas entre a população. Segundo a administração local, desde 7 de outubro de 2023, mais de 64 mil civis morreram devido aos ataques israelenses.
Antes deste episódio, a ONU só havia reconhecido a fase mais crítica da fome em duas ocasiões: na Somália, em 2011, e no Sudão do Sul, em 2017.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала