- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Relator da PEC da Blindagem no Senado alfineta Motta e diz: 'Destinada a proteger quem comete crime'

© Foto / Saulo Cruz / Agência SenadoO senador Alessandro Vieira (MDB-SE) em reunião deliberativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa, em setembro de 2025
O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) em reunião deliberativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa, em setembro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2025
Nos siga no
O relator da PEC da Blindagem na CCJ do Senado Federal, Alessandro Vieira (MDB-SE), criticou, nesta segunda-feira (22), a proposta aprovada na Câmara dos Deputados e alfinetou o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Conforme publicado pelo UOL, Vieira afirmou que a PEC da Blindagem é uma proposta "destinada a proteger quem comete crime". Em entrevista para a GloboNews, o senador destacou que há votos suficientes na Casa para derrotar a PEC tanto na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ) quanto no plenário.

"A proposta cria uma casta privilegiada que vai poder cometer qualquer tipo de crime na esfera federal, mas também na distrital e estadual. É literalmente uma PEC que protege bandido e ela não tem abrigo aqui no Senado."

Sobre a fala de Motta, que declarou nesta segunda-feira que parlamentares estão sendo processados por crime de opinião, Vieira refutou o pensamento e destacou que essa narrativa não tem embasamento.
"[Esse pensamento] pode funcionar para um nicho muito segmentado, uma base desinformada, mas na realidade é muito difícil achar um eleitor brasileiro que concorde com uma ideia que alguém possa cometer um crime como homicídio e não ser investigado a não ser que os amigos concordem."
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, posa para uma foto após sua primeira reunião de gabinete de 2025, na residência de campo da Granja do Torto, em Brasília, 20 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2025
Notícias do Brasil
Manifestações demonstram que a população não 'quer a impunidade, nem a anistia', diz Lula

Motta fala em semana 'difícil' e 'desafiadora'

O presidente da Câmara dos Deputados, durante evento em São Paulo, afirmou que é necessário tirar as "pautas tóxicas" da lista da Casa, em uma semana que foi "difícil" e "desafiadora" para os parlamentares.

"É chegado o momento de tirarmos da frente todas essas pautas tóxicas. Talvez a Câmara dos Deputados tenha tido, na semana passada, a semana mais difícil e mais desafiadora. [...] Nós decidimos que vamos tirar essas pautas tóxicas porque ninguém aguenta mais essa discussão."

De acordo com o texto publicado pelo G1, Motta reforçou a necessidade de pautar assuntos "que realmente importam", citando a reforma administrativa, o Imposto de Renda e a segurança pública.
Sobre os protestos ao redor do Brasil no último domingo (21) contra a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara, Motta disse que isso mostra a que a "democracia segue mais viva do que nunca".
"Isso demonstra que a nossa população está nas ruas defendendo aquilo em que acredita, e eu tenho um respeito muito grande pelas manifestações populares."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала